São Paulo, domingo, 01 de outubro de 2000

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

MACEIÓ
Prefeita se coligou com PSDB
Kátia Born lidera após receber verba federal

DA AGÊNCIA FOLHA, EM MACEIÓ

Uma obra com verbas federais foi um dos principais cabos eleitorais de Kátia Born (PSB), prefeita-candidata que lidera a corrida eleitoral em Maceió e pode até ganhar no primeiro turno.
Trata-se do primeiro viaduto da capital alagoana, que tem 750 mil habitantes. O governo federal liberou R$ 8 milhões. Ela nega a vinculação, mas seus adversários apontam para o fato de a liberação ter saído após o PSDB ter se coligado ao seu partido.
Outro cabo eleitoral constante foi seu padrinho político, o governador Ronaldo Lessa (PSB).
Buracos nas ruas, abandono da periferia, falta de prestação de contas de obras públicas, gastos excessivos em publicidade e investimento de menos de 1% do orçamento o setor da ação social foram as principais críticas feitas a ela pelos opositores.
"Passei a campanha me defendendo de cinco homens. Mas sou uma mulher que não tem medo de briga", afirmou Born.
A sucessão municipal demarcou novos grupos na política alagoana. O ex-aliado de Born, o deputado federal Régis Cavalcante (PPS) se coligou com o PMDB do senador Renan Calheiros.
Paulo Fernandes dos Santos (PT), o Paulão, que pretendia buscar uma aliança com o candidato do PPS no segundo turno, desistiu em decorrência da presença de Calheiros. "Não apóio quem sequestrou a poupança do povo brasileiro", disse.
O candidato do PFL, deputado José Thomas Nonô, passou a campanha dizendo ser o único candidato verdadeiramente de oposição a Born e Lessa. Em sua coligação também figuram personagens do staff de Collor, como os irmãos de Paulo César Farias, que ficaram incógnitos na campanha.
O ex-presidente, aliás, foi uma figura presente no pleito local. Ele disseminou seus aliados em todas as coligações, com exceção da do PT. A estratégia do ex-presidente afastado seria a de manter a possibilidade de se candidatar ao Senado em 2002 por Alagoas.



Texto Anterior: Aracaju: Ginásio vai se tornar "prisão" para boqueiros
Próximo Texto: Verde-e-amarelo: Folclore marca cidades chamadas Brasil
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.