São Paulo, sexta-feira, 01 de novembro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PT anuncia mais dois nomes para time de transição

DA REPORTAGEM LOCAL

No esquema de conta-gotas, o PT anunciou ontem mais dois nomes que farão parte da equipe de transição do presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva: Dilma Rousseff, secretária de energia do Rio Grande do Sul, e José Graziano, responsável pelo Fome Zero, o primeiro programa anunciado pelo partido para o governo.
Ontem, nome do ex-deputado federal Luiz Gushiken, coordenador-adjunto do grupo de transição, já havia sido anunciado.
Também foi confirmado que o presidente do PT, José Dirceu, será o responsável pela transição política, coordenando um conselho com presidentes de legendas aliadas, que se reúne hoje.
O porta-voz André Singer disse que Lula recebeu ontem de Antônio Palocci, coordenador da equipe de transição, informações detalhadas sobre o encontro com o ministro da Casa Civil, Pedro Parente, representante do governo FHC no processo de transmissão de poder em Brasília.
Graziano disse que Lula pretende utilizar, já a partir do segundo ano de governo, todos os recursos do Fundo de Combate à Pobreza nos programas sociais já existentes e no Fome Zero.
Um dos assessores mais prestigiados pelo presidente eleito, Graziano, engenheiro agrônomo com doutorado em economia, é professor titular na área de economia agrícola no Instituto de Economia da Unicamp e coordenador do Programa de Mestrado em Desenvolvimento Econômico, Espaço e Meio Ambiente.
O responsável pelo Fome Zero disse que a tendência é que o programa comece a ser implantado nas regiões secas do Nordeste, que já enfrentam longa estiagem.
O coordenador-adjunto do grupo de transição petista, Luiz Gushiken, exerceu cargo semelhante na campanha presidencial do PT. É formado em administração de empresas pela Fundação Getúlio Vargas. Sua origem política é a direção do Sindicato dos Bancários.
A economista Dilma Roussef é uma entre centenas de ex-pedetistas que deixaram o partido de Leonel Brizola e se filiaram ao PT em março de 2001. Atualmente, ela é secretária de Minas, Energia e Comunicações no governo petista do Rio Grande do Sul.
Considerada no Estado um nome mais técnico do que político, Dilma foi secretária da Fazenda da Prefeitura de Porto Alegre durante a administração de Alceu Collares (PDT), entre 1985 e 1988.
Antônio Palocci recebeu ontem da Câmara Municipal de Ribeirão Preto prorrogação de quinze dias do seu afastamento da prefeitura.
Hoje o presidente eleito tem reunião marcada com os presidentes de todos os partidos que o apoiaram na eleição.


Colaborou a Agência Folha, em Porto Alegre


Texto Anterior: Figurino: Lula diz viver luta interna entre palácio e rua
Próximo Texto: Petista descarta PSDB no governo
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.