São Paulo, terça-feira, 02 de janeiro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Torto abriga só 8 pessoas no Réveillon

FLÁVIA MARREIRO
ENVIADA ESPECIAL A BRASÍLIA

Pouco depois das 21h de domingo, chuva fina lá fora, José Vieira da Silva, 61, e a mulher, Maria de Araújo Silva, dividiam um cobertor. O casal e mais seis companheiros da viagem de 12 horas de ônibus entre Ibiaí (MG) e Brasília eram os únicos no ginásio, nos arredores da Granja do Torto, reservado pelo PT para abrigar militantes de outras cidades.
Cansados da viagem, não esperariam a meia-noite. Nem se animaram a ir à festa promovida pelos petistas na Esplanada dos Ministérios. Clima inverso ao de quatro anos atrás, quando a capital foi palco de várias festas de Réveillon lotadas de petistas, que se estenderam por todo o dia da posse.
"Amanhã será um dia cheio. E eu tenho trabalho", diz Vieira, que reportaria a cerimônia, pelo celular, para a rádio comunitária de sua cidade. "Me formei repórter social no programa "Peixes, pessoas e água", que é feito em parceria com o Canadá", diz.
Vieira, pescador do rio São Francisco e fundador do PT de Ibiaí, fala do que mudou sob Lula. "Primeiro, a secretaria da Pesca, que Lula chama de ministério. Depois, fizemos as pazes com a polícia do meio ambiente. Antes, era só perseguição. Agora somos parceiros."
Em colchonetes, os petistas dividiam quentinhas, R$ 2 cada uma, pagas por eles. "O PT só pagou o ônibus e deu o ginásio", conta Vieira. No ginásio, na noite da virada, só três ônibus haviam chegado: de Ibiaí, de Coronel Fabriciano e de Belo Horizonte.
Maria do Araújo interveio. "Quer saber o que mudou? Foi o Bolsa Família. Crio meus netos e agora recebo R$ 85 por mês. A pesca caiu muito nestes tempos, não está dando." Os filho do casal e a nora assentem com a cabeça.
Música oitentista e sindicalistas -havia tudo para ser um encontro da esquerda festiva, como antigamente. Mas já passava das 22h e havia pouca gente sob a tenda grande com a bandeira do Brasil.


Texto Anterior: Saiba mais: Brasil é o 3º maior mercado da Coca-Cola
Próximo Texto: No Planalto
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.