São Paulo, terça-feira, 02 de março de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Ato pela reabertura de casas de bingo atinge seis capitais

Em SP, 12 mill foram às ruas, segundo a PM

DA REPORTAGEM LOCAL
DA AGÊNCIA FOLHA

Novos protestos de funcionários de bingos contra a medida provisória que determina o fechamento das casas ocorreram ontem, em seis capitais. Só em São Paulo, a manifestação reuniu cerca de 12 mil pessoas, segundo a PM. A Força Sindical, organizadora do protesto, estimou que reuniu 30 mil pessoas.
Também saíram às ruas 5.000 pessoas em Recife (PE), 350 em Belo Horizonte (MG), 600 em Salvador (BA), 200 em Maceió (AL) e 200 em Teresina (PI). A estimativa de Pernambuco é dos organizadores, porque a polícia não fez avaliação. Nos outros Estados, os dados são da PM.
Em São Paulo, a passeata seguiu do Masp até a Assembléia Legislativa. Os principais alvos foram o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o ministro José Dirceu (Casa Civil). Lula foi chamado de "traidor". Para o ministro, havia uma expressão de ordem: "E agora, José Dirceu? O seu emprego custou o meu", em referência ao fato de o caso do ex-assessor dele Waldomiro Diniz ter gerado a edição da MP.
O presidente da Força, Paulo Pereira da Silva, o Paulinho, pré-candidato do PDT à prefeitura da cidade, disse que haverá protesto amanhã em Brasília. Além disso, a Força pretende organizar manifestação hoje no Rio.
Em BH, o protesto seguiu da Assembléia Legislativa até a sede da Loteria Mineira. Também não faltaram críticas ao governo. Faixas traziam enunciados como "Não somos criminosos, somos apenas trabalhadores".
Em PE, o governador Jarbas Vasconcelos (PMDB) pedirá à bancada do Estado que vote contra a MP. Segundo a Agência Reguladora de Pernambuco, se a proibição for mantida, cerca de 30 mil pessoas vão perder o emprego no Estado. (VIRGILIO ABRANCHES, FÁBIO GUIBU, LUIZ FRANCISCO, THIAGO GUIMARÃES, SÍLVIA FREIRE e JOSÉ EDUARDO RONDON)

Texto Anterior: Petistas recuam e ensaiam abandonar CPI
Próximo Texto: Se preciso, MP pode ser melhorada, afirma Bastos
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.