São Paulo, terça-feira, 02 de abril de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ELEIÇÕES-2002

PSDB fez a encomenda

Pesquisa aponta Serra em 2º lugar, com 19%

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

Pesquisa encomendada ao instituto Vox Populi pelo PSDB aponta tendência de consolidação do pré-candidato tucano à Presidência da República, o senador José Serra (SP), na segunda posição na corrida sucessória.
De acordo com a pesquisa, o pré-candidato petista, Luiz Inácio Lula da Silva, tem 30% das intenções de voto. Na sequência, aparecem José Serra, com 19%, os governadores e pré-candidatos Roseana Sarney (PFL-MA) e Anthony Garotinho (PSB-RJ), com 14%, e o presidenciável Ciro Gomes (PPS), com 8%.
Como a margem de erro da pesquisa é de três pontos percentuais, Serra, Roseana e Garotinho estão em empate técnico na segunda posição. Foram realizadas 2.010 entrevistas em um total de 114 municípios, nos dias 27 e 28 do mês passado.
O Vox Populi trabalhou com três outros cenários. Nos três, o pré-candidato tucano aparece isolado em segundo lugar. No primeiro deles, um levantamento sem o nome de Roseana, Lula sobe de 30% para 32%, o tucano Serra vai de 19% para 23% e o governador do Rio, Anthony Garotinho, passa de 14% para 16%. Ciro Gomes aparece com 10%.
Sem Garotinho na lista apresentada aos entrevistados, os percentuais se repetem: Lula se mantém na casa dos 32%, Serra na dos 23%, Roseana na dos 16% e Ciro na dos 10%.
No terceiro cenário pesquisado, sem os governadores Garotinho e Roseana Sarney, Lula sobe três pontos percentuais, indo para 35%, Serra ganha quatro pontos, indo para 27%, e Ciro vai de 10% para 12%.

Quem ganha
O Vox Populi também perguntou aos eleitores quem eles achavam que iria ganhar a eleição para a Presidência da República. Lula manteve a ponta com 32% das respostas.
Serra, a exemplo das quatro simulações sobre a intenção de voto, aparece em segundo, com 20%, bem acima da margem de erro em relação a Garotinho, que aparece em terceiro, com 12%, e de Roseana, com 11%.
A pesquisa foi divulgada ontem pela direção nacional do PSDB. Os tucanos comemoraram a consolidação de Serra no segundo lugar. Em pesquisas anteriores, ele aparecia empatado tecnicamente com Roseana e com Garotinho. Ao se lançar candidato, Serra esperava alcançar a marca dos 16% em abril.



Texto Anterior: Entenda o caso: Após 14 horas de negociação, líderes foram presos por PF
Próximo Texto: No ar - Nelson de Sá: Silêncio
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.