UOL

São Paulo, quarta-feira, 02 de abril de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Governo estuda mudar cálculo de duplo regime de aposentadoria

JULIANNA SOFIA
DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O governo estuda mudar o cálculo da aposentadoria dos servidores públicos que ao longo da vida trabalharam na iniciativa privada ou sob diferentes regimes no setor público. Na prática, a idéia é acabar com a aposentadoria equivalente ao último salário integral para esse tipo de servidor.
A proposta foi apresentada ontem pelo ministro Ricardo Berzoini (Previdência) ao Conselho Nacional de Previdência Social. A Folha apurou que a idéia foi exposta pelo ministro semana passada em reunião da bancada do PT na Câmara e teria sido bem recebida pelos deputados.
Estudo do Ministério da Previdência mostra que os servidores em média trabalham 11,7 anos em outros regimes (INSS ou regimes estaduais e municipais) antes de ingressar na União.
"O cálculo proporcional do benefício valeria para uma pessoa que veio do regime geral [iniciativa privada cuja aposentadoria é paga pelo INSS] e ingressa no regime próprio dos servidores. O cálculo do benefício seria com base na proporcionalidade desses dois sistemas", afirmou o ministro aos conselheiros.
Ontem, o ministério divulgou parecer jurídico sobre direito adquirido preparado pela consultoria jurídica da pasta a pedido de Berzoini. O objetivo é evitar uma corrida às aposentadorias.
No parecer, fica claro que o servidor tem direito adquirido à aposentadoria após cumprir todos os requisitos para tal, mesmo que o pedido de aposentadoria só seja formalizado mais tarde. "Se, na vigência da lei anterior, o funcionário havia preenchido todos os requisitos para a aposentadoria, não perde os direitos adquiridos pelo fato de não haver solicitado a concessão", cita o parecer, com base em uma decisão do Supremo Tribunal Federal.


Texto Anterior: Agenda petista: Lei de Falências é nova prioridade do governo
Próximo Texto: Mantega descarta cortes para cobrir o novo mínimo
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.