UOL

São Paulo, quarta-feira, 02 de abril de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

SEM JEITO

Ex-presidente do STM pediu prisão de petista, quando este era sindicalista

Lula falta a cerimônia militar

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva deixou ontem de comparecer a uma cerimônia em que seria condecorado pelo STM (Superior Tribunal Militar) com a Ordem do Mérito Judiciário Militar.
O ex-presidente do STM Olympio Pereira da Silva Júnior, que deixou o cargo no último dia 19, tentou convidar Lula pessoalmente para a solenidade durante um mês e meio, mas não foi recebido. Por isso o convite foi feito por escrito e protocolado no Planalto.
Há 23 anos, o mesmo Olympio, na condição de promotor militar, pediu a prisão preventiva de Lula, então líder metalúrgico, por suposto crime contra a segurança nacional. O motivo foi um discurso que Lula fez no Acre, em companhia do líder seringueiro Chico Mendes, morto em 1988.

Recusa
De acordo com o STM e o Planalto, a recusa de Lula em receber a medalha ontem não tem nenhuma relação com o fato de ter sido processado pelo ex-presidente do STM. O gabinete de Lula enviou ao tribunal um fax comunicando que o presidente aceitava a condecoração, mas que não poderia comparecer à cerimônia.
Em casos como esse, a medalha é entregue em cerimônia específica para esse fim, realizada no próprio tribunal ou mesmo no Palácio do Planalto.
O tribunal também concedeu a condecoração ao ministro da Justiça, Márcio Thomaz Bastos, que também não compareceu. Estiveram presentes à cerimônia o vice-presidente da República, José Alencar, e o ministro da Defesa, José Viegas Filho.


Texto Anterior: Mantega descarta cortes para cobrir o novo mínimo
Próximo Texto: Reforma tributária de Lula tem duas versões
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.