São Paulo, quarta-feira, 02 de junho de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TODA MÍDIA

A balança e o avião

NELSON DE SÁ

Manchete no UOL e no Jornal Nacional, ontem:
- Balança comercial tem o melhor resultado da história.
É um "saldo histórico", esse que o ministro Luiz Furlan anunciou e que correu mundo em agências como AP e AFX. Mas o ministro queria mais do que divulgar um superávit. Do título da Globo On Line:
- Furlan diz que exportação cresceu após viagens de Lula.
Ele fez as contas. Depois das respectivas visitas, a exportação para a Líbia cresceu 52%, para a África do Sul, 50%, para a Síria, 800%. Dele, no site do "Valor":
- O presidente abre portas, ruas, avenidas que são ocupadas pelos empresários brasileiros e isso se transforma em resultado.
Por fim, abordou o que, ao que parece, queria mesmo dizer:
- A compra do avião, por exemplo, só o que crescemos na Síria já paga com folga.
No fim de semana, "O Globo" havia destacado que a aeronave a ser comprada para substituir o "Sucatão" tem até banheira.
 
E vem aí mais viagem. Como noticiou ontem o "Valor", Lula vai a Nova York no dia 22 para um encontro "com empresários e investidores dos EUA, Canadá e México". Luiz Furlan e outros ministros seguem com ele.
E ontem, por outro lado, a agência Tass deu a chegada a Moscou de uma delegação com 35 empresários brasileiros, para encontros com empresários russos. Segundo a chancelaria brasileira, é para "fazer tantos contatos quanto for possível". Por enquanto, sem Lula.

O GRANDE TESTE

"Correio Corisco" - livrariacorisco.com.br/Reprodução
Uma rara (por enquanto) charge de Rebelo, na web


É hoje "o primeiro grande teste do ministro Rebelo", na opinião do comentarista Merval Pereira, na CBN. A votação do valor do salário mínimo está sendo tocada pelo ministro da Articulação Política, com todo o poder para negociar -o que inclui jurisdição sobre cargos no governo. Na cobertura, foi ele quem falou de dois reajustes no salário mínimo neste ano. Após reunião com os líderes na Câmara, garantiu que "a base está segura dos votos para aprovar".

Show
Luiz Antonio de Medeiros uniu-se à Polícia Federal e ao Jornal Nacional para um show no horário nobre, ontem.
O flagrante que o deputado encenou para uma tentativa de suborno lembrou o velho Aqui Agora. Em tempo real, com a narração de César Tralli e até um acusado sendo entrevistado ao entrar no camburão.

O pastor
A atuação do pastor, no caso do massacre de presos no Rio, foi questionada pela Defensoria Pública na CBN e defendida por representantes do governo de Rosinha nos sites e emissoras.
Ao UOL News, o pastor disse que o massacre poderia ter sido evitado se não se misturassem no presídio as três organizações: Amigos dos Amigos, Comando Vermelho e Terceiro Comando.

Remessas
O superávit comercial recorde não é o bastante -e a Caixa Econômica Federal sai pelo mundo "de olho nas remessas dos brasileiros que moram no exterior", segundo a "Gazeta Mercantil", ontem. A entrada da Caixa nesse "mercado global de remessas" foi destaque também na agência Dow Jones, citando que o Itaú fez o mesmo.
Segundo o "Valor" de ontem, os brasileiros já mandam para o Brasil R$ 17 bilhões por ano.

Lula lá 1
O "Financial Times" publicou editorial em tom de apelo a Lula. Diagnostica que "a lua-de-mel política terminou", mas "ainda não chegaram as recompensas pela abordagem ortodoxa das dificuldades que herdou", como "a economia muito endividada e os juros extremamente altos".
Mas "as recompensas para a determinação estão começando a surgir", diz. E encerra:
- Depois de trabalhar tanto para estabelecer a reputação de políticas sólidas, o governo deve convencer de que tem vontade de manter o rumo. Sem dúvida pode ter sucesso. Precisa ter.

Lula lá 2
O temor maior do "FT" está no Congresso e no Supremo. A "BusinessWeek" também cita ambos e discute se Lula está "perdendo o controle". Menos dramática, a revista diz o que pode "reverter" o quadro:
- A economia brasileira já cresce muito mais rapidamente, graças a exportações em alta e juros em queda. Se a sensação boa chegar em tempo para as eleições, os brasileiros podem apoiar candidatos de Lula. Isso aumentaria a confiança.

A Globo age
Também a Globo está de olho nos outros dois poderes. Sobre o mínimo e taxação de inativos, está quase em campanha.

UM MEDIADOR


Na Globo News, militar brasileiro veste a boina azul da ONU, ontem


Como noticiou ontem o site do "New York Times", o general brasileiro Heleno Pereira "recebeu o bastão" do general americano Ronald Coleman em uma cerimônia -e assim "a ONU tomou comando dos EUA no Haiti".
"Washington Post", "Le Monde", "El País" e inúmeros outros publicaram reportagens sobre a mudança, que envolve muito mais do que a liderança da missão pelo Brasil -a atenção se voltou principalmente para a troca de uma força unilateral americana por uma multilateral. Mas o "Financial Times" observou, em sua reportagem:
- Mr. Lula da Silva está ansioso por demonstrar as ambições do Brasil, de ter um papel maior na diplomacia internacional. A ajuda ao país mais pobre do hemisfério também sublinha a crescente liderança brasileira como um mediador e um pacificador numa região que muitas vezes se mostra volátil. Em princípio, os EUA recebem bem o Brasil como uma força de estabilização regional.


Texto Anterior: Nacionalistas querem domínio de tecnologia
Próximo Texto: Elio Gaspari: Benditos sejam BID e Jackie Joy
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.