São Paulo, sexta-feira, 02 de novembro de 2001

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Ministrou votou por importações

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O ministro do Meio Ambiente, José Sarney Filho (PFL-MA), em duas ocasiões diferentes tomou decisões que, pelo menos em tese, favoreceram os importadores de pneus usados.
Em 1995, quando a Comissão de Defesa do Consumidor, Meio Ambiente e Minorias da Câmara votou o projeto de lei que permitia a importação do produto, Sarney Filho foi fundamental para a vitória dos importadores.
Fernando Gabeira (PT-RJ), que liderava o grupo de oposição contra o projeto, conseguiu reunir dez votos contrários -o mesmo número obtido pelo lobby a favor dos pneus. Mas, como o relator votou favoravelmente, o parecer foi aprovado. Então presidente da comissão, o deputado Sarney Filho votou a favor do projeto.
Sarney Filho disse que sempre foi contrário à importação de pneus usados e negou ter votado a favor. Em nova ligação à Folha, afirmou que o projeto previa tratamento ambiental e que era preciso aprovar a importação para reduzir preços e elevar a qualidade dos pneus produzidos no país.
Em 11 de fevereiro de 2000, Sarney Filho assinou portaria para regulamentar a resolução 258 do Conama, que previa regras para a importação de pneus novos.
A regulamentação acabou abrindo brechas para que os importadores de pneus usados ampliassem suas atividades. Com isso, acabou mudando o conteúdo da proposta e criou um conflito com o Ibama. Descoberto o atropelo, em 16 de fevereiro, a portaria foi revogada.



Texto Anterior: Lobby em Brasília: Agenda de APS registra os passos do "lobby do pneu"
Próximo Texto: Advogado vai recorrer ao STF
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.