UOL

São Paulo, domingo, 02 de novembro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Prefeito ocupa comitê gestor

DA ENVIADA ESPECIAL A RIACHÃO (PB)

Riachão é uma cidade tão pequena que o número de habitantes (2.780) é quase igual ao número de cabeças de gado (2.800).
A cidade acaba de ser incluída no Fome Zero. Os primeiros pagamentos, para 273 famílias, foram feitos na semana passada. Ficou claro que muitos funcionários da prefeitura foram incluídos no programa e que, famílias carentes, ficaram de fora.
A situação de Riachão foi denunciada por uma mulher chamada Maria das Neves Moura do Nascimento, a Dona Lia, de 65 anos, fundadora do Sindicato dos Trabalhadores Rurais.
A força do prefeito Ernany Gomes de Moura (PTB) -tio do governador Cássio Cunha Lima (PSDB)- está refletida na formação do comitê gestor.
Dos sete representantes da sociedade civil, seis já tomaram posse. Desses, quatro são servidores públicos e um trabalha numa cooperativa mantida pela prefeitura. Maria Marinês Cunha Torres, a chefe de gabinete do prefeito, foi indicada pelo padre da cidade para representar a igreja. Ela é a pessoa autorizada a entrar no Cadastro Único da Caixa Econômica para alterar o nome dos beneficiados pelo programa.
A representante do governo do Estado é a professora da rede pública Diocemira Cunha Torres. Na sexta feira passada, ela estava no gabinete do prefeito trabalhando ao lado de Marinês.
De acordo com as normas do Fome Zero, dos nove membros do comitê gestor, dois são eleitos para receberem uma senha que dá acesso ao sistema da Caixa. (GA)



Texto Anterior: Outro lado: Graziano diz que está surpreso e quer fiscalização
Próximo Texto: Elio Gaspari: O governo gosta do atraso
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.