UOL

São Paulo, domingo, 02 de novembro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice



Obra reúne três novelas da escritora francesa Simone de Beauvoir que discutem a condição feminina

"A Mulher Desiludida" é o próximo livro

DA REDAÇÃO

No próximo domingo, a Biblioteca Folha publica "A Mulher Desiludida", da escritora francesa Simone de Beauvoir, uma das pensadoras mais influentes do feminismo no século 20.
O livro é composto de três novelas. A primeira retrata os conflitos de um casal de intelectuais de esquerda com o filho, que tem posições conservadoras. A segunda é o monólogo angustiado de uma mulher, após ela passar por dois casamentos fracassados e o suicídio da filha. A terceira novela traz a história de uma dona-de-casa que é abandonada pelo marido e desprezada pelas filhas.
Simone de Beauvoir nasceu em Paris, em 1908. Formou-se em filosofia. Já no final da década de 20 iniciou seu relação com o filósofo Jean-Paul Sartre, que seria seu companheiro durante toda a vida.
Em 1949, publicou "O Segundo Sexo", uma reflexão a respeito da condição feminina que teve enorme importância para o movimento de liberação da mulher. Beauvoir morreu em 1986.
"A Mulher Desiludida" foi publicado em 1967, quando a escritora tinha 60 anos. "Os Mandarins" e "A Cerimônia do Adeus" são outras importantes obras de Simone de Beauvoir.


Texto Anterior: Elio Gaspari: O governo gosta do atraso
Próximo Texto: No Planalto - Josias de Souza: Dinheiro da Educação escorre pelo ladrão
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.