UOL

São Paulo, segunda-feira, 03 de fevereiro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Esquerda do PT teme ser isolada por governistas

DA ENVIADA ESPECIAL A BRASÍLIA

Deputados da esquerda do PT temem ser isolados pelo PT governista. Eles acusam o presidente Luiz Inácio Lula da Silva de abandonar as diretrizes historicamente defendidas pela sigla quando era oposição.
Para eles, um sinal de que as críticas não serão admitidas foi o tratamento dado pelo governo à senadora Heloísa Helena (AL), repreendida por ter criticado a política econômica.
Alguns petistas dizem ainda que outros parlamentares estão sendo "jogados ao isolamento". Citam como exemplo o caso do deputado Babá (PA), que criticou duramente a indicação do ex-banqueiro Henrique Meirelles para a presidência do Banco Central. "Estou bastante frustrada com o governo do PT", disse ontem a deputada Luciana Genro (RS).
Integrante da ala radical do PT, Luciana disse que o governo não apresentou um sinal de "ruptura" com o modelo econômico de FHC. A deputada afirmou que, mesmo com o PT no governo, manterá suas críticas: "É possível que o governo tente isolar a ala esquerdista do partido e até mesmo outros deputados. Mas será difícil porque há um número muito significativo de descontentes".
Para o deputado Chico Alencar (RJ), os petistas não são "carneirinhos" e as críticas devem ser lidas em tom construtivo: "Estamos no governo. Independentemente de qualquer coisa, queremos colaborar".
O deputado José Eduardo Cardozo (SP) disse que as mudanças propostas pelo PT já começaram, mas de forma gradual: "O governo tem dado uma atenção especial à área social. A manutenção da estabilidade econômica também sempre foi uma preocupação do PT e isso vem sendo preservado".
O deputado Luciano Zica (SP) disse que é preciso dar um prazo: "Não é o momento de fazer críticas em público. É o momento de discutir as propostas com profundidade". (LILIAN CHRISTOFOLETTI)


Texto Anterior: Câmara critica "atalho" para obter reformas
Próximo Texto: Base formal de Lula é menor que a de FHC
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.