São Paulo, domingo, 03 de março de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Partido busca no PSB reforço para os Estados

DA REPORTAGEM LOCAL

Com o PL mais distante, o PT investe agora em um uma aliança com o PSB do governador Anthony Garotinho (RJ), pensando também no fortalecimento de alianças estaduais pró-Lula.
Em alguns Estados, o partido estudava a possibilidade de apoiar candidatos do PSB, como no Ceará e no Espírito Santo.
Também havia conversas entre os dois partidos, em geral com o PT na cabeça de chapa, em vários outros locais.
Exemplos são Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Bahia, Sergipe, Pernambuco, Pará, Acre, Mato Grosso do Sul e Distrito Federal, entre outros. Sem o PSB, os petistas perdem tempo de TV e capilaridade nos Estados.
Em São Paulo, o deputado federal José Genoino via no PSB um auxílio importante para quebrar a polarização existente entre o governador Geraldo Alckmin (PSDB) e o ex-prefeito Paulo Maluf (PPB). Sem PSB e PDT -partido que já tinha consolidado-, terá de enfrentar os dois líderes acompanhado apenas do pequeno PC do B.
A avaliação de líderes do partido de Lula é que a proximidade das duas legendas no âmbito estadual contribuirá para forçar Garotinho a abrir mão de seu projeto presidencial -hipoteticamente, até virando vice do petista.
Em poucos Estados as duas legendas têm relacionamento considerado ruim e impeditivo de uma coligação, caso do Rio.


Texto Anterior: Decisão do TSE debilita palanques petistas
Próximo Texto: Janio de Freitas: Cenas brasileiras
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.