São Paulo, quinta-feira, 03 de março de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Estiagem faz 25% de Alagoas viver situação crítica

SÍLVIA FREIRE
DA AGÊNCIA FOLHA

Pelo menos um quarto dos 101 municípios alagoanos já decretou situação de emergência desde o novembro de 2004 por causa da seca. A falta de chuva continua e a situação tende a se agravar.
Até ontem, 25 prefeituras haviam decretado situação de emergência. Segundo a Defesa Civil, outros 12 municípios estão preparando a documentação para o decreto. A seca atinge sobretudo o sertão e o agreste de Alagoas.
Com o volume de chuvas que atingiu o Nordeste no início do ano passado, a Defesa Civil do Estado esperava que a região não sofresse com a falta de água nos dois anos seguintes.
Em fevereiro de 2004, Alagoas contabilizava seis mortos e 3.100 desabrigados em decorrência do excesso de chuvas -16 municípios decretaram situação de emergência por causa das enchentes. Quinze destes municípios eram da região do semi-árido. Muitos açudes romperam com o excesso de chuvas e não foi possível armazenar a água.
O abastecimento das famílias que não têm água encanada está sendo feito com caminhões pipa, já que os açudes estão secos. O governo do Estado afirma ter destinado recursos financeiros para auxiliar as famílias.


Texto Anterior: Estiagem: RS bate recorde de cidades em emergência pela seca
Próximo Texto: Toda mídia - Nelson de Sá: Quem manda?
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.