São Paulo, terça, 3 de março de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

SUCESSÃO
Decisão do partido sobre candidatura própria fica mais imprevisível
PMDB muda delegados às vésperas da convenção

LUIZA DAMÉ
LUCIO VAZ
da Sucursal de Brasília


Mudanças nas delegações e reuniões de última hora tornam ainda mais imprevisível o resultado da convenção do PMDB que vai decidir no próximo domingo se o partido terá ou não candidato próprio à Presidência da República.
Até o início da noite de ontem, cinco diretórios regionais haviam alterado os nomes dos integrantes das delegações que terão direito a voto na convenção.
As mudanças beneficiam tanto os governistas como os defensores da candidatura própria.
Segundo informações da assessoria da presidência do PMDB, os diretórios regionais substituíram pessoas que não são mais filiadas ao partido. As mudanças poderão alterar o total de votos e de convencionais.
O Diretório do Espírito Santo se reuniu anteontem e preencheu três cargos na Executiva regional, inclusive o de presidente do partido, vago desde a renúncia de Sergio Ceotto, há dois meses.
O ex-prefeito de Vila Velha Vasco Alves de Oliveira Júnior assumiu a presidência do PMDB no Estado. Pré-candidato ao governo do Espírito Santo, Vasco Alves é favorável ao lançamento de candidatura própria à Presidência.
O deputado Roberto Valadão, que estava na presidência, defende o apoio ao presidente Fernando Henrique Cardoso.

Requião
No Paraná, onde a maioria é declaradamente favorável à candidatura própria, o ex-governador Mário Pereira, licenciado desde junho, retornará hoje ao cargo. Segundo ele, "a pedido da bancada federal".
Pereira disse que é favorável à coligação com FHC, embora um dos pré-candidatos do PMDB à Presidência seja o senador paranaense Roberto Requião.
A presidência do PMDB recebeu uma ata de reunião do Diretório do Rio de Janeiro, com pelo menos nove alterações na delegação.
O presidente regional do PMDB, deputado Moreira Franco, disse que 22 dos 25 votos são a favor do apoio a FHC.

Paes de Andrade
O Diretório Estadual do Ceará realizou convenção anteontem e elegeu mais cinco delegados.
A reunião foi articulada pelo presidente nacional do PMDB, deputado Paes de Andrade (CE), que lidera a corrente pró-candidatura própria.
Na Paraíba, os delegados marcaram para hoje uma reunião para decidir uma posição conjunta do Estado.
Até ontem à noite, o governador José Maranhão, governista, tentava adiar a decisão.
O senador Ronaldo Cunha Lima (PB), que lidera o movimento pela candidatura própria, tentaria confirmar a reunião.
"Adiar é ganhar cinco dias para fazer barganha", disse.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.