São Paulo, quarta-feira, 03 de julho de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PT aceita trocar senadora em Alagoas

DO ENVIADO A SALVADOR

A direção nacional do PT não acredita mais em uma reconciliação com sua pré-candidata ao governo de Alagoas, Heloisa Helena, e se diz pronta a substituí-la. Mas só o fará se houver um pedido explícito vindo do diretório alagoano do partido.
Heloisa não aceita decisão do diretório nacional petista, que, por margem apertada, impôs a coligação com o PL na última sexta-feira. A senadora diz que o PL é formado no Estado por "usineiro e colloridos".
O PT já enviou ao TSE (Tribunal Superior Eleitoral) ata registrando a decisão do diretório nacional que obriga a coligação com o PL em Alagoas.
"Devo receber a ata registrada de volta da Justiça nos próximos dias. A coligação com o PL está feita. Se a senadora não aceitar e renunciar à sua candidatura, poderá ocorrer substituição", disse o secretário nacional de Organização do PT, Silvio Pereira.
A pré-candidata está irredutível, e o PT nacional também. A coligação em Alagoas foi uma das promessas feitas pelos petistas ao PL como forma de garantir o senador mineiro José Alencar como vice na chapa encabeçada por Luiz Inácio Lula da Silva.
O PL ameaçava não fechar a coligação nacional com o PT caso alguns apoios regionais não fossem garantidos pelos petistas. O acordo foi selado no mês passado.

Substituição
Havendo a renúncia por parte de Heloisa Helena -cenário que os petistas apresentam como mais provável-, haveria um prazo de dez dias para substituir o nome.
"Isso ocorrerá somente se o diretório estadual assim quiser. Caso contrário, não teremos candidato ao governo alagoano", diz Pereira.
No caso de substituição, o nome mais cotado para a vaga seria o de Judson Cabral, atual pré-candidato ao Senado.
Reservadamente, petistas acreditam que Heloisa Helena na verdade busca um pretexto para desistir, por avaliar que são escassas suas chances eleitorais -principalmente pelo fato de o ex-presidente Fernando Collor estar disputando a eleição.
(FZ)



Texto Anterior: Lula discursa para eleitores de ACM
Próximo Texto: PT-MG cede e aceita aliança com PL
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.