São Paulo, segunda-feira, 03 de setembro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Denúncias levam vereador de São Caetano a pedir CPI

Faltam duas assinaturas para pedido ser aprovado

LILIAN CHRISTOFOLETTI
DA REPORTAGEM LOCAL

A denúncia do empresário Antonio José Cressoni, 51, que afirma ter ganho, durante oito anos, cerca de R$ 16,5 milhões em contratos com a Prefeitura de São Caetano do Sul (SP) sem nunca ter participado de um processo de licitação, levou o vereador Horário Neto (PSOL) a pedir a abertura de uma CPI na Câmara Municipal.
Cressoni diz que decidiu denunciar os funcionários públicos que supostamente o ajudaram a ganhar dinheiro depois de ter sido "abandonado", sem nenhuma obra.
À reportagem, ele afirma que recebeu até por obras públicas que não fez. Diz ter ido à falência pelo excesso de despesas extras. Em troca de obras, afirma, pagava um "Fundo de Reserva" para autoridades e arcava com presentes para servidores.
Há cerca de 15 dias, quando soube da denúncia do empresário, o vereador formalizou um pedido de abertura de CPI . "Tive o apoio de apenas mais um vereador, do Edgar Nóbrega, do PT. Todos os demais parlamentares são da base de apoio do prefeito José Auricchio Júnior, do PTB, que parece não ter interesse em apurar o caso", diz.
Para o pedido de CPI ser aprovado, são necessárias mais duas assinaturas.
A maior parte das obras públicas obtidas por Cressoni foram nas duas gestões do prefeito Luiz Tortorello (PTB), morto em 2004. Na atual administração, ele diz ter realizado três obras, também sem licitação.
O Ministério Público apura eventual fraude dos processos licitatórios. Informa ter fortes indícios de falsificação da assinatura do empresário em papéis que teriam como objetivo legalizar o contrato.
Auricchio Jr. diz que os serviços feitos por Cressoni em sua gestão passaram por licitação. Ele exibiu para a reportagem os três processos de carta convite. "Eu pedi a entrada da polícia na investigação." O irmão de Tortorello, Antonio de Pádua (PTB), afirma que a acusação do empresário é absurda.


Texto Anterior: Escândalo foi articulado em representação alagoana, diz PF
Próximo Texto: Renan pode ser alvo de 4º processo no Senado
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.