São Paulo, terça-feira, 03 de outubro de 2000

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Governo minimiza desempenho eleitoral da oposição nas capitais

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA


O governo federal minimizou ontem o desempenho da oposição nas capitais. O presidente Fernando Henrique Cardoso disse que "houve uma distribuição de votos muito grande entre os diversos partidos" na eleição de domingo, embora algumas siglas possam se proclamar vencedoras.
O ministro Aloysio Nunes Ferreira (Secretaria Geral) reconheceu que "a oposição mostrou vigor nas capitais", mas atribui isso "a uma preocupação do eleitor com políticas públicas locais". "Não houve plebiscito contra ou a favor do governo", disse.
O presidente, que falou de improviso ontem no Palácio do Planalto para analisar os resultados do primeiro turno, afirmou também que os debates giraram em torno de problemas locais, apesar do aspecto nacional da eleição.
"O debate demonstrou que, embora a expressão de uma eleição dessa magnitude seja uma expressão que tem sempre um aspecto nacional, e é bom que o tenha, os debates se circunscreveram grandemente aos reflexos dessa situação sobre as cidades."
Segundo o presidente, "foram julgados os administradores, foram analisados os desempenhos dos administradores".
Em contraposição à performance da oposição, Aloysio afirmou que "os partidos governistas tiveram bom desempenho em cidades grandes e médias do interior", o que demonstraria que a situação não está só no "grotão" (cidades pequenas do interior).
Para o ministro Aloysio, a legislação eleitoral para a eleição de 2002 deve ser mudada para permitir que "os debates sejam organizados livremente pela mídia com base em critérios jornalísticos". Para ele, "se houver algum abuso, que o veículo de comunicação responda perante a Justiça Eleitoral". (WILSON SILVEIRA E KENNEDY ALENCAR)



Texto Anterior: PT anuncia que dobrou bases e vê rejeição a FHC
Próximo Texto: Balanço preliminar: PPS tem o maior crescimento de prefeitos
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.