UOL

São Paulo, sexta-feira, 03 de outubro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PREVIDÊNCIA

Autor analisou 21 países

Brasil é jovem, mas gasta muito, diz estudo

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O Brasil é um país jovem, mas com alto gasto de recursos públicos em Previdência. A constatação é do especialista da OCDE (Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico) e ex-secretário de Previdência Social do Brasil Vinícius Pinheiro.
Estudo apresentado pelo especialista ontem, durante seminário da organização internacional e do Ministério da Previdência sobre reformas previdenciárias no mundo, compara a situação previdenciária brasileira a de 21 países-membros da OCDE.
Pinheiro diz que o Brasil é o único do grupo a ter menos de 15% da população com idade acima de 60 anos, embora registre gasto público em Previdência superior a 10% do PIB.
Segundo Pinheiro, países como EUA, Canadá e Japão -que têm população velha e gastam pouco com Previdência pública- têm forte presença de regimes de previdência complementar.
Ele defende uma reforma previdenciária que inclua os trabalhadores que estão no INSS (Instituto Nacional do Seguro Social). A reforma da Previdência enviada pelo governo ao Congresso muda as regras de aposentadoria apenas dos servidores públicos.
Pinheiro explica que, embora os países-membros da OCDE sejam 30, apenas 21 foram usados no estudo porque têm dados estatísticos comparáveis entre si e com os do Brasil. (JULIANNA SOFIA)


Texto Anterior: Outro lado: Ministro diz que agressão justifica medida judicial
Próximo Texto: Federação aos pedaços: Alckmin adere à guerra fiscal e reduz ICMS
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.