UOL

São Paulo, sexta-feira, 03 de outubro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

SAIBA MAIS

Truco é jogo de blefe e ganha quem mente mais

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O jogo de truco mencionado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva tem duas características principais: é necessário blefar e ganha quem consegue mentir com mais habilidade -invariavelmente, gritando.
Ao dizer que na reunião da OMC, em Cancún (México), no mês passado, o Brasil teria se saído bem, o presidente afirmou o seguinte, segundo transcrição do Palácio do Planalto: "Nós demos uma trucada. Ou seja, nós estávamos com o zápete na mão. Ou seja, nós pegamos 70% da pauta dos americanos, 70%, e transformamos em nossa pauta".
Na realidade, Lula pronunciou "zape", o que é o comum entre os jogadores. Há vários tipos de jogo de truco. Em São Paulo e na região do ABC, o zape mencionado por Lula é uma carta de paus, um ponto acima da que está virada na mesa no início do jogo. Exemplo: se a carta da mesa for um quatro, o zape é o cinco de paus.
O zape é a carta mais forte do jogo. Mas não é suficiente para vencê-lo. É necessário blefar e convencer o adversário de que se tem mais cartas fortes.
Ao trucar, como disse Lula, o jogador propõe aumentar a disputa: de um para três tentos. O risco é o oponente também ter cartas fortes e aceitar o desafio. (FR)


Texto Anterior: Ao pé do ouvido: "Demos uma trucada" nos ricos, diz Lula
Próximo Texto: Presidente diz que usa metáfora para se fazer entender
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.