UOL

São Paulo, sexta-feira, 03 de outubro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Presidente diz que usa metáfora para se fazer entender

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

Na sua primeira entrevista a emissoras de rádio, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva usou e abusou da informalidade, utilizando expressões populares como "a vaca foi para o brejo" e fazendo comparações com o futebol e a família para exemplificar situações que enfrenta no governo.
Lula procurou demonstrar intimidade com os repórteres, chamando alguns pelo nome, e por vezes dirigiu-se diretamente aos ouvintes, que cumprimentou diversas vezes.
"Vejam, eu queria pedir desculpas a vocês, porque cometi um erro no começo. Eu poderia começar cada resposta cumprimentando o povo de cada Estado. Afinal de contas, não estou dando entrevista para vocês [repórteres]. Vocês apenas estão sendo interlocutores dos milhões de ouvintes que vocês têm", disse.
Lula explicou por que sempre recorre ao futebol e à família ao falar da situação do país: "Quando eu faço essas metáforas, é porque todo mundo entende de família e de futebol".
Uma das metáforas que repetiu na entrevista foi a do período de gestação. "Eu ontem eu completei nove meses de governo, exatamente o tempo que eu demorei para nascer. Então, um governo, no seu primeiro mandato, com nove meses, é uma coisa tão incipiente que ninguém pode cobrar nenhum milagre", disse.
Lula ressaltou o fato de as perguntas não terem sido combinadas previamente, como se isso fosse uma inovação. Chegou a dizer que não sabia quantas vezes um presidente tinha dado entrevista sem saber antes que perguntas seriam feitas. "Estou à disposição de vocês para o que vier", acrescentou.


Texto Anterior: Saiba mais: Truco é jogo de blefe e ganha quem mente mais
Próximo Texto: Planalto critica ministros que exigem verbas
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.