UOL

São Paulo, sexta-feira, 03 de outubro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Planalto critica ministros que exigem verbas

VINÍCIUS QUEIROZ GALVÃO
DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

Numa crítica direta aos ministros que têm reclamado da escassez de recursos, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse ontem que "ter vontade de fazer é melhor do que ter dinheiro e não saber utilizar". Lula aproveitou, no discurso, para elogiar o ministro do Esporte, Agnelo Queiroz.
"Eu queria te cumprimentar [Agnelo Queiroz, ministro do Esporte] pelo trabalho extraordinário que você está fazendo num ministério que possivelmente seja o ministério que menos tenha dinheiro. Ter criatividade e vontade de fazer vale mais do que pessoas que têm dinheiro e não sabem utilizá-lo corretamente. Você tem que fazer o que você pode fazer com o dinheiro que você tem pra fazer", disse ele no Planalto.
Os ministros Anderson Adauto (Transportes) e Cristovam Buarque (Educação) estão entre os que mais criticam a falta de verbas. Na semana passada, Adauto exigiu mais investimentos na área e disse que "o volume de criatividade é bastante restrito". No mesmo dia, Buarque voltou a cobrar mais recursos para a educação e a incentivar estudantes a protestar pelo aumento das verbas para o setor.
Lula afirmou que os problemas na educação e no esporte não podem ser resolvidos pelo governo: "Precisamos parar de reclamar que o prefeito não faz, que o governador não faz, que o presidente não faz, que os ministros não fazem. Nós fomos transformados numa sociedade de pedintes".
"Os graves problemas que o Brasil tem na área da cultura, do esporte e da educação não serão resolvidos pelo institucional. Se a gente for esperar que, no Orçamento da União, do Estado ou do município, sobre todo o dinheiro de que precisamos para fazer investimentos nessas áreas, eu não acredito que a gente resolva isso em 40 ou 50 anos", disse: "Tem gente que fala tanto de dinheiro que só ficaria bem governando um país com o PIB dos EUA e o tamanho da ilha de Marajó".


Texto Anterior: Presidente diz que usa metáfora para se fazer entender
Próximo Texto: Ministra no fogo: Procuradoria apurará viagem de Benedita
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.