UOL

São Paulo, sexta-feira, 03 de outubro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

AULA DE ECONOMIA

Sem renda, Entre Folhas surpreende com escolas

DA AGÊNCIA FOLHA, EM ENTRE FOLHAS

Em 11 anos, Entre Folhas deixou de ser apenas um distrito de Caratinga, emancipou-se, apostou na educação, na longevidade e na diversificação da agricultura e desponta como o município que mais cresceu entre os 22 que compõem o Colar Metropolitano do Vale do Aço (MG).
Além de arroz, feijão e milho, a cidade, que eletrificou toda a área rural em 98, passou a produzir e exportar hortifrutigranjeiros para localidades vizinhas e para a capital Belo Horizonte.
E essa arremetida no campo foi um dos fatores que alavancaram a qualidade de vida de Entre Folhas, que pulou do 11º para o 4º lugar no IDHM da região. "Foi inevitável a melhoria da alimentação para a população. Isso refletiu na saúde, que ganhou com programas de saneamento, rede de esgoto e fossas nas áreas dos córregos" disse Adilson Maria, 51, diretor de Saúde.
Entre Folhas destaca ainda o fato de há 15 anos abrigar uma escola que conta com ensinos fundamental e médio, dispõe de salas de informática e reúne cerca de mil alunos. Há outras sete pequenas escolas na zona rural.
Mas a cidade peca na renda, o que gera até crítica à educação, como a de Geraldo Garcia de Matos, 51, que ganha R$ 45 do Bolsa-Escola e tira de cinco hectares de terra o sustento da mulher, dos nove filhos e do neto. "Naquela época [anos 90], havia mais gente para trabalhar na roça. Agora, com estudo, é difícil achar alguém para ganhar R$ 12 [por dia]. A pessoa quer mais."
O pior é que Entre Folhas não vê perspectivas de melhoria, já que nem tem água suficiente para abrigar pequenas indústrias. E, enquanto isso, assiste a ações como a de Paulo Gomes, 42, que planta e faz bico de taxista -a cidade tem três. (PAULO PEIXOTO)


Texto Anterior: Em educação, a capital paulista fica no fim da fila
Próximo Texto: Base da pirâmide: Em meio à má distribuição de renda, pequenos crescem mais
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.