UOL

São Paulo, sexta-feira, 03 de outubro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

São Félix aposta tudo na educação

HUDSON CORRÊA
DA AGÊNCIA FOLHA, EM CAMPO GRANDE

Nem emprego nem segurança. A principal bandeira da Prefeitura de São Félix do Tocantins (270 km de Palmas) é a educação.
Desde 1997, a construção de escolas dita a administração local -hoje são nove na zona rural e uma na cidade. "Quase perdi a reeleição por falta de obras de infra-estrutura, mas preferi investir em educação, saúde e habitação", diz o prefeito Isamar Ribeiro, 40.
Segundo ele, de 1992, quando o município de 1.350 habitantes foi criado, o índice de alfabetizados saltou de 18% para 78%, graças também à contratação de professores mais qualificados, com pelo menos o curso de magistério.
Tal feito mudou a visão da cidade, que há 15 anos -ainda distrito e a 150 km de Novo Acordo (TO)- era sinônimo de castigo para os professores. "Como punição, os coronéis transferiam para cá aqueles que não votavam no candidato deles", diz Ribeiro.
As escolas municipais na zona rural são de primeira a quarta séries do ensino fundamental, e a estadual, na cidade, já oferece o ensino médio. Mesmo sem dados estatísticos, Ribeiro diz que a maioria da população tem o ensino fundamental completo e dez habitantes, curso superior.
Por outro lado, o município, que tem só três policiais militares, conta com apenas um posto de saúde, uma enfermeira, um técnico e um auxiliar de enfermagem.
A falta do médico é compensada, diz o prefeito, pelos quatro agentes de saúde. "Em 90% dos casos, o atendimento é preventivo." Mas ele mantém em Palmas uma pensão para hospedar até 50 pessoas que precisam de médicos.
Se a educação cresce em São Félix, a economia engatinha e se baseia na agricultura de subsistência -recentemente, a prefeitura dividiu 2.000 hectares em 45 lotes entre moradores para o cultivo de mandioca e feijão. As linhas telefônicas residenciais começaram a ser instaladas há cinco meses.


Texto Anterior: Base da pirâmide: Em meio à má distribuição de renda, pequenos crescem mais
Próximo Texto: Raças ocupam posições díspares, e negro sofre mais
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.