UOL

São Paulo, sexta-feira, 03 de outubro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Grande Belém despenca no levantamento

MAURÍCIO SIMIONATO
KÁTIA BRASIL
DA AGÊNCIA FOLHA

O desemprego e a baixa atividade industrial levaram a região metropolitana de Belém a apresentar a maior queda no ranking entre as localidades de grande concentração urbana.
Com um baixo crescimento do IDHM, de 5,5% em nove anos, a região metropolitana de Belém perdeu 12 posições entre 33 regiões do país, caindo de 13º para 25º.
Especialistas apontaram o índice de desemprego e a baixa atividade industrial como fatores principais que impediram o crescimento do IDH, como aconteceu em outros centros nacionais.
O Dieese do Pará (Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Sócio-Econômicos), estima pelo menos 134 mil desempregados entre 1,7 milhão de habitantes na região.
"O desemprego é um dos fatores que mais contribuem para o baixo crescimento da renda na região metropolitana. A renda média do trabalhador é pífia", disse o diretor do Dieese no Pará, Roberto Sena.
De acordo com Sena, 51% da população economicamente ativa do Estado recebe até dois salários mínimos. "Outro fator que contribui para baixo desenvolvimento da renda pode ser o crescimento do mercado informal, que hoje representa cerca de 50% na região", disse.

Manaus
A capital do Amazonas foi a única cidade brasileira com mais de 1 milhão de habitantes onde a renda per capita caiu ao longo dos anos 90. De R$ 276,90, em 1991, a média foi para R$ 262,40, no último levantamento.
A renda per capita é a divisão do PIB (Produto Interno Bruto) pelo total da população. No período, o crescimento populacional de Manaus foi de 39%, ganhando a cidade 394 mil habitantes.
A queda na renda per capita e o crescimento populacional são apontados como fatores que fizeram Manaus perder posição no IDHM. O desenvolvimento humano da capital caiu da 11ª posição para a última colocação.


Texto Anterior: Marcha lenta: Maiores metrópoles perdem fôlego e caem no ranking
Próximo Texto: Vida no Rio deixa São Paulo para trás
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.