UOL

São Paulo, sexta-feira, 03 de outubro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Vida no Rio deixa São Paulo para trás

EM SÃO PAULO

Os dados do Pnud (Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento) confirmaram o que os cariocas já dizem há muito tempo: a qualidade de vida no município do Rio de Janeiro é melhor que em São Paulo.
De acordo com o ranking do Pnud, o Rio é hoje a 62ª cidade brasileira em qualidade de vida, e São Paulo, a 66ª. Em 1991, o Rio era a 24ª, e São Paulo, a 15ª.
Isso quer dizer que, no ranking de todos os municípios brasileiros, Rio de Janeiro e São Paulo, perdem posições.
Um ranking incluindo as 13 cidades com mais de 1 milhão de habitantes mostra progressos do Rio, que subiu do quinto para o quarto lugar. São Paulo caiu da segunda para a quinta posição.
O município de Porto Alegre é o primeiro no ranking das maiores, seguido de Curitiba e de Brasília. Depois do Rio e de São Paulo vêm Belo Horizonte, Goiânia, Belém, Salvador, Guarulhos, Recife, Fortaleza e Manaus.
O prefeito do Rio, Cesar Maia (PFL), comemorou a ascensão do Rio no ranking das grandes cidades e disse que não é possível comparar cidades grandes e pequenas, porque elas partem de bases diferentes.
Na análise do prefeito, o índice de qualidade de vida em cidades com alta taxa de homicídios, como Vitória, Rio de Janeiro e São Paulo, começa a sofrer o efeito da violência, com impacto na expectativa de vida. Maia disse que o Rio vai fazer um índice de qualidade de vida por bairro, mostrando melhoria nas favelas. (FE)


Texto Anterior: Grande Belém despenca no levantamento
Próximo Texto: Renda cai na década de 90 em Manaus
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.