UOL

São Paulo, sexta-feira, 03 de outubro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Renda cai na década de 90 em Manaus

KÁTIA BRASIL
DA AGÊNCIA FOLHA, EM MANAUS

Manaus foi a única cidade brasileira com mais de 1 milhão de habitantes onde a renda per capita caiu ao longo da década de 90. De R$ 276,90, em 1991, a média foi para R$ 262,40, em 2000.
A renda per capita é a divisão do PIB (Produto Interno Bruto) pelo total da população. No período, o crescimento populacional da capital amazonense foi de 39%, ganhando a cidade 394 mil novos moradores.
A queda na renda per capita e o crescimento populacional são apontados como fatores que fizeram Manaus perder posição no IDHM. O desenvolvimento humano da capital caiu da 11ª posição, no início da década de 90, para a última colocação.
Para o economista Serafim Corrêa, a perda de posição no IDHM de Manaus está relacionada ao crescimento da população, motivado por correntes migratórias do Norte e do Nordeste.
Segundo ele, pessoas foram atraídas à capital pela chance de empregos nas indústrias da Zona Franca de Manaus, só que o modelo não absorveu a mão-de-obra, desqualificada, em sua maioria. "A falta de alternativa de vida no local de origem e o fato de Manaus funcionar como pólo de atração, tornou a Zona Franca um ímã. Só que a população, quando chegou aqui, não tinha qualificação para o mercado de trabalho."
Corrêa disse que, nesse período, a renda per capita caiu porque o aumento da população foi maior do que o crescimento do PIB. "Caiu o nível salarial nas indústrias por causa da correlação de forças e do desemprego."
Na década, a concentração de renda em Manaus subiu de 12,70% para 30%, justamente na fase em que desemprego se acentuou.
Em 1991, eram 90 mil empregos diretos nas indústrias, hoje eles são cerca de 60 mil. No período, o número de pessoas consideradas pobres, ou seja, que não conseguiam com sua renda suprir necessidades básicas como alimentação, vestuário e transporte, aumentou para 13,9% na capital.


Texto Anterior: Vida no Rio deixa São Paulo para trás
Próximo Texto: Rede de proteção: Rendimento do trabalho cai; benefícios sociais aumentam
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.