São Paulo, domingo, 03 de dezembro de 2000

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RIO
Governador inicia campanha sobre sua administração

Garotinho faz publicidade e tenta recuperar imagem após eleições

ANTONIO CARLOS DE FARIA
DA SUCURSAL DO RIO

O governador do Rio de Janeiro, Anthony Garotinho, iniciou nova ofensiva publicitária para divulgar realizações de sua administração. A campanha faz parte do esforço de recuperação de sua imagem, abalada pelo resultado das eleições municipais e pela crise política que culminou com sua saída do PDT.
Garotinho acabou prejudicado com a vitória do adversário Cesar Maia (PTB) na capital e pelo fato de mais de 70% do eleitorado do Estado estar em cidades que elegeram prefeitos que não o apóiam.
Debilitado politicamente, acabou antecipando a saída do PDT e agora tenta recompor sua base de sustentação na Assembléia Legislativa.
A nova campanha, que coincide com mais uma crise na área de segurança pública, usa parte de cerca de R$ 2 milhões que foram alocados recentemente para despesas de publicidade, segundo Albano Alves Filho, um dos sócios da agência Internad, que cuida da imagem institucional do governo.
A Internad compõe um grupo de sete agências, selecionadas por licitação, que entre 1999 e este ano movimentaram cerca de R$ 28 milhões em publicidade do governo estadual.
O anúncios da campanha atual estão sendo inseridos em emissoras de televisão e em rádios. Na Rede TV!, as inserções ocorrem durante a programação nacional. Nas demais TVs (Globo, Record, CNT e Bandeirantes), a divulgação é apenas estadual.
"O governador está prestando contas de suas realizações ao contribuinte, cumprindo inclusive o que prevê a legislação", afirmou Alves Filho.
Além da campanha, o governador tenta reconquistar a iniciativa política com medidas de impacto. Uma delas foi o anúncio de que o Estado fará sozinho as obras de saneamento da Barra da Tijuca e de Jacarepaguá (orçadas em R$ 139,6 milhões), devendo inaugurá-las até o final de seu governo. Outra foi o encaminhamento do salário mínimo de R$ 220 para a iniciativa privada no Estado.
Os anúncios da nova campanha publicitária mostram obras como uma segunda estação do metrô no bairro de Copacabana, a reforma do estádio do Maracanã e a construção de escolas e hospitais. Mas o fato que Garotinho acredita que lhe trará mais dividendos positivos é a divulgação do Restaurante Betinho.
O restaurante popular, inaugurado no dia 13 de novembro, tem um custo anual estimado em cerca de R$ 1,4 milhão para subsidiar refeições que são vendidas cada uma por R$ 1. Na primeira semana de funcionamento, cerca de 12 mil pessoas foram atendidas.
O anúncio que fala sobre o restaurante começa com imagens externas do local, que fica na estação de trens Central do Brasil. Depoimentos mostram frequentadores agradecendo a iniciativa e dizendo que muitas vezes aquela é a única refeição do dia.
Em conversa com os publicitários que criaram os anúncios, o governador comentou que se surpreendeu com a grande repercussão obtida pelo restaurante.
Ele comparou o resultado com o de outro programa social de seu governo, o Cheque Cidadão, que foi alvo de críticas por ser controlado por entidades religiosas. Esse programa distribui cheques de R$ 100,00 por mês para cerca de 35 mil famílias carentes.
A nova campanha publicitária também vai divulgar a inauguração das primeiras casas do conjunto habitacional Nova Sepetiba (zona oeste), obra que o governo estadual continua executando, apesar de existirem embargos da Justiça à sua realização. Este é o principal programa de habitação popular do governo.
Em dezembro, Garotinho quer entregar 1.250 casas das 10 mil que pretende construir no local até o final do seu governo. A previsão inicial era entregar cerca de 5.277 casas até o final do ano.
A suspensão das obras foi determinada pela 11ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça, por falta de estudos sobre o impacto do conjunto no meio ambiente.


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