São Paulo, quinta, 3 de dezembro de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Decisão não depende da ONU

de Nova York

Segundo o departamento de imprensa da ONU (Organização das Nações Unidas), os convidados do organismo podem requerer um visto especial de entrada nos EUA. A ONU, entretanto, não tem influência sobre a concessão.
O visto é da categoria A2. Os vistos de entrada nos EUA se dividem em categorias (negócios, mídia, turismo). O visto concedido aos convidados da ONU é chamado de missão em organismo multilateral.
Como em todos os vistos, no entanto, o governo dos EUA se reserva o direito de não conceder permissão de entrada em três casos: para participantes de práticas de genocídio; para quem teve participação ou cooperação com o governo nazista; para quem teve participação em atividades terroristas.
O visto ao deputado federal Fernando Gabeira (PV-RJ) tem sido negado devido ao terceiro item.
Uma vez recebido o visto, há restrições para práticas comerciais nos EUA, mas o deputado poderia circular livremente pelo país.
(MARCELO DIEGO)


Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.