UOL

São Paulo, sexta-feira, 04 de julho de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PRÊMIO

ABL elege Elio Gaspari melhor ensaísta do ano

DA REPORTAGEM LOCAL

O jornalista Elio Gaspari, 59, é o vencedor do Prêmio Academia Brasileira de Letras deste ano na categoria ensaio. O colunista da Folha foi premiado com R$ 30 mil pelos dois primeiros volumes da série "As Ilusões Armadas", sobre o ciclo militar brasileiro.
Lançados em novembro do ano passado, os livros "A Ditadura Envergonhada" e "A Ditadura Escancarada" relatam o período que vai dos antecedentes de 1964 até a Guerrilha do Araguaia, em 1974.
Para o projeto, iniciado há 18 anos, Gaspari teve acesso a documentos inéditos, como o arquivo do general Golbery do Couto e Silva e de seu assistente e secretário particular do presidente Ernesto Geisel, Heitor Ferreira. A pesquisa gerou mais dois volumes já escritos e um terceiro ainda a escrever. Os livros já venderam quase 200 mil exemplares.
Gaspari receberá o prêmio no próximo dia 17, na sede da Academia, no Rio. No mesmo dia serão entregues os dos outros vencedores deste ano: Antonio Carlos Villaça (Prêmio Machado de Assis), Bernardo Ajzenberg -ombudsman da Folha- e Ana Miranda (ficção), Fabrício Carpinejar e Antonio Carlos Secchin (poesia) e Ziraldo (literatura infantil).


Texto Anterior: Rio: Rosinha não vê presidente e faz novas críticas
Próximo Texto: Mato Grosso: TJ aceita ação penal contra dois deputados
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.