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COMUNICAÇÕES
Nenhuma empresa de telefonia fixa do país atingiu todos os objetivos fixados para o mês de maio
Teles descumprem as metas da Anatel
RICARDO GALHARDO
da Reportagem Local
Nenhuma empresa de telefonia
fixa do Brasil cumpriu todas as
metas (19) estabelecidas pela Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) para o mês de maio.
As três grandes holdings (grupos
empresariais) que controlam a
maior parte da telefonia fixa no
país (Telefônica, Telemar e Tele
Centro Sul) deixaram de cumprir
as metas em indicadores considerados fundamentais para avaliação
da qualidade do serviço, como número de solicitações de reparos
(que indica a quantidade de defeitos na rede) e reclamações de erros
em contas.
Embora seja a holding que descumpriu o menor número de metas (cinco), a Telefônica apresenta
as maiores disparidades nesses indicadores. A Telefônica deveria registrar 2,71 solicitações de reparo
em cada 100 telefones, mas chegou
a 7,24. No quesito reclamações de
erros em contas, a Telefônica deveria atingir 6,8 queixas em cada
1.000 telefones, mas teve 15,5.
A Telemar, holding que descumpriu o maior número de metas
(12), tinha como meta 4,76% de solicitações de reparos, mas atingiu
5,38%. Quanto às reclamações de
erros em contas, a meta da Telemar era 8,16 em cada 1.000, mas registrou 12,71.
A Tele Centro Sul, que descumpriu oito metas, ficou muito próxima do objetivo no indicador solicitação de reparos. A meta era de
3,20%, e a Tele Centro Sul atingiu
3,21%. Já no indicador reclamação
de erros em contas, a meta era 5,02
por 1.000 contas, mas a empresa
registrou 6,27 reclamações.
As três holdings tiveram bom desempenho nos indicadores que
medem a rapidez dos telefones em
funcionamento.
A Tele Centro Sul deveria ter
98,25% de ligações com obtenção
de sinal de discar em até três segundos e atingiu 99,75%. No mesmo indicador, a meta da Telemar
era de 97,78% e a empresa chegou
a 99,77%. A Telefônica precisava
atingir 98% e registrou 99,7%.
As holdings também cumpriram
suas metas no indicador "chamadas locais completadas".
Essas informações estão no
acompanhamento mensal dos
protocolos de compromisso firmados entre a Anatel e as empresas de telefonia. Os números são
fornecidos pelas empresas.
Os protocolos não têm valor legal, já que, segundo os contratos de
concessão que regem a prestação
do serviço, as metas são anuais.
Mas os números mensais servem
de parâmetro para a Anatel avaliar
a qualidade dos serviços prestados. Com base nesses protocolos, a
Anatel multou a Telefônica em R$
5 milhões, por exemplo.
"Para nós, essas não são metas da
Anatel, são metas da Telemar. Temos que atingir esses números se
quisermos ser uma empresa de
primeira linha", disse o vice-presidente de Operações da Telemar,
José Fernandes Pauletti.
O acompanhamento é feito basicamente de duas maneiras. Na primeira, junto às três grandes holdings. Na segunda, junto às 34 empresas regionais, a maioria delas
controlada pelas holdings (veja
quadro). Nas dois modos, as metas
não foram cumpridas por nenhuma empresa.
Entre as 34 empresas regionais, a
que descumpre o maior número
de metas (15) é a Telpa (PB), pertencente à Telemar. O melhor desempenho foi o da CRT (RS), controlada pela Telefônica, que deixou de cumprir duas metas.
Para o diretor de Tecnologia da
Telemar no Nordeste, Bernardino
Bandeira Filho, responsável pela
Telpa, a empresa descumpriu muitas metas, mas não apresenta grandes disparidades.
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