São Paulo, Domingo, 04 de Julho de 1999
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COMUNICAÇÕES
Nenhuma empresa de telefonia fixa do país atingiu todos os objetivos fixados para o mês de maio
Teles descumprem as metas da Anatel

RICARDO GALHARDO
da Reportagem Local

Nenhuma empresa de telefonia fixa do Brasil cumpriu todas as metas (19) estabelecidas pela Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) para o mês de maio.
As três grandes holdings (grupos empresariais) que controlam a maior parte da telefonia fixa no país (Telefônica, Telemar e Tele Centro Sul) deixaram de cumprir as metas em indicadores considerados fundamentais para avaliação da qualidade do serviço, como número de solicitações de reparos (que indica a quantidade de defeitos na rede) e reclamações de erros em contas.
Embora seja a holding que descumpriu o menor número de metas (cinco), a Telefônica apresenta as maiores disparidades nesses indicadores. A Telefônica deveria registrar 2,71 solicitações de reparo em cada 100 telefones, mas chegou a 7,24. No quesito reclamações de erros em contas, a Telefônica deveria atingir 6,8 queixas em cada 1.000 telefones, mas teve 15,5.
A Telemar, holding que descumpriu o maior número de metas (12), tinha como meta 4,76% de solicitações de reparos, mas atingiu 5,38%. Quanto às reclamações de erros em contas, a meta da Telemar era 8,16 em cada 1.000, mas registrou 12,71.
A Tele Centro Sul, que descumpriu oito metas, ficou muito próxima do objetivo no indicador solicitação de reparos. A meta era de 3,20%, e a Tele Centro Sul atingiu 3,21%. Já no indicador reclamação de erros em contas, a meta era 5,02 por 1.000 contas, mas a empresa registrou 6,27 reclamações.
As três holdings tiveram bom desempenho nos indicadores que medem a rapidez dos telefones em funcionamento.
A Tele Centro Sul deveria ter 98,25% de ligações com obtenção de sinal de discar em até três segundos e atingiu 99,75%. No mesmo indicador, a meta da Telemar era de 97,78% e a empresa chegou a 99,77%. A Telefônica precisava atingir 98% e registrou 99,7%.
As holdings também cumpriram suas metas no indicador "chamadas locais completadas".
Essas informações estão no acompanhamento mensal dos protocolos de compromisso firmados entre a Anatel e as empresas de telefonia. Os números são fornecidos pelas empresas.
Os protocolos não têm valor legal, já que, segundo os contratos de concessão que regem a prestação do serviço, as metas são anuais. Mas os números mensais servem de parâmetro para a Anatel avaliar a qualidade dos serviços prestados. Com base nesses protocolos, a Anatel multou a Telefônica em R$ 5 milhões, por exemplo.
"Para nós, essas não são metas da Anatel, são metas da Telemar. Temos que atingir esses números se quisermos ser uma empresa de primeira linha", disse o vice-presidente de Operações da Telemar, José Fernandes Pauletti.
O acompanhamento é feito basicamente de duas maneiras. Na primeira, junto às três grandes holdings. Na segunda, junto às 34 empresas regionais, a maioria delas controlada pelas holdings (veja quadro). Nas dois modos, as metas não foram cumpridas por nenhuma empresa.
Entre as 34 empresas regionais, a que descumpre o maior número de metas (15) é a Telpa (PB), pertencente à Telemar. O melhor desempenho foi o da CRT (RS), controlada pela Telefônica, que deixou de cumprir duas metas.
Para o diretor de Tecnologia da Telemar no Nordeste, Bernardino Bandeira Filho, responsável pela Telpa, a empresa descumpriu muitas metas, mas não apresenta grandes disparidades.


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