São Paulo, segunda-feira, 04 de setembro de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ENTENDA OS NÚMEROS

Estudo utiliza dados de duas pesquisas

A tese de doutorado do demógrafo André Junqueira Caetano estuda a associação entre a esterilização e a troca de votos no Brasil de duas óticas: uma quantitativa e outra qualitativa.
A análise quantitativa foi feita por meio da análise de dados da DHS (Pesquisa sobre Demografia e Saúde) de 1996.
A pesquisa é realizada pela Bemfam, Sociedade Civil Bem-Estar Familiar no Brasil -ONG responsável pela parte brasileira do Programa Mundial de Pesquisa de Saúde e Demografia das Nações Unidas.
A parte qualitativa do trabalho -que tenta desvendar os mecanismos sociais que permeiam o fenômeno- foi obtida por meio da aplicação de questionários em mulheres esterilizadas de baixa renda em quatro municípios de Pernambuco, no início de 1999.
O trabalho de campo foi realizado com a colaboração do SOS Corpo, uma organização não-governamental que atua na área de saúde reprodutiva. O pesquisador também fez entrevistas de profundidade com uma sub-amostra das mulheres esterilizadas, com provedores de esterilizações gratuitas (médicos, políticos) e secretários municipais de saúde.
A identidade das pessoas ouvidas pelo pesquisador não pode ser revelada. (DBA)


Texto Anterior: Assunto já foi tema de CPI em 1992
Próximo Texto: Regulamentação das esterilizações é recente
Índice

Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.