São Paulo, sexta-feira, 04 de outubro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Candidato pede votos na TV em língua indígena

DA AGÊNCIA FOLHA, EM CUIABÁ

Amanuá Kamaiurá (PMDB), único vereador eleito do Parque Indígena do Xingu (MT), tenta uma vaga na Câmara com o apoio dos senadores correligionários Iris Resende (GO) e Carlos Bezerra (MT). Segundo ele, ambos têm fazendas na divisa com o parque.
Vereador em Gaúcha do Norte (595 km ao norte de Cuiabá), Kamaiurá chama a atenção no horário eleitoral gratuito por falar em sua própria língua (kamaiurá, sua etnia), enquanto a tradução em português aparece abaixo.
"Falo como o nosso povo lutou para resistir à escravidão e aos ataques", explica. Segundo Kamaiurá, em 2000 ele foi o terceiro vereador mais votado na cidade, com 98 votos. Ele afirmou que concorreu por indicação do candidato do PMDB à prefeitura.
Para ele, as críticas do movimento indígena nacional a candidaturas como a dele "são de gente que não conhece a realidade da aldeia".



Texto Anterior: Questão Indígina: Índios se unem para conquistar eleitores
Próximo Texto: Imprensa: Nota da ANJ protesta contra sigilo de fitas
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.