São Paulo, quarta-feira, 04 de outubro de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Folha publica pesquisa para 2 turno no sábado

Serão feitos também levantamentos no Rio e no PR

DA REPORTAGEM LOCAL

A Folha publica no sábado a primeira pesquisa Datafolha de intenção de voto para o segundo turno da eleição presidencial. No mesmo dia, serão divulgados levantamentos sobre a disputa para os governos do Rio de Janeiro e do Paraná.
Na mais recente pesquisa do instituto, realizada nos dias 29 e 30 de setembro, o cenário para o segundo turno mostra o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) com 49% dos votos totais e Geraldo Alckmin, candidato do PSDB, com 44%. Se forem excluídos os votos nulos, brancos e os indecisos, o petista tem 53% e o tucano, 47%.
As pesquisas do Datafolha serão realizadas em parceria da Folha com a TV Globo.
Em sua edição de ontem, a Folha publicou quadro com dados imprecisos sobre pesquisas do Datafolha e do Ibope relativas ao primeiro turno da campanha presidencial.
Os dados se referiam aos votos totais apurados nos levantamentos, o que inclui brancos, nulos e indecisos. Mas o quadro fazia referência a votos válidos, que podem ser comparados com o resultado das urnas. Veja nesta página os dados corretos.
A pesquisa Datafolha divulgada na véspera da eleição indicava a possibilidade de segundo turno entre Lula e Alckmin: dava 50% dos votos válidos ao petista e 38% ao tucano. Como a margem de erro é de dois pontos percentuais, Lula poderia ter de 48% a 52% -com os votos apurados, alcançou 48,6%.
Alckmin obteve 41,6% dos votos válidos na eleição, um pouco acima, portanto, dos 40% máximos que o candidato tinha no Datafolha, considerando a margem de erro.
Distância semelhante ocorreu entre o índice de intenção de voto atribuído pelo Ibope a Alckmin -37%-, também com margem de erro de dois pontos percentuais. No caso de Lula, a pesquisa Ibope dava ao candidato 49% dos votos válidos.


Texto Anterior: Apoio no 2 turno divide eleitores de Heloísa e Cristovam
Próximo Texto: Eleições 2006/Presidência: Lula busca fórmula para banir "aloprados"
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.