UOL

São Paulo, quarta-feira, 05 de fevereiro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Jobim critica financiamento público

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O presidente do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), ministro Nelson Jobim, criticou ontem, durante conversa com o presidente da Câmara, João Paulo Cunha (PT-SP), a proposta de financiamento público de campanhas eleitorais.
Segundo Jobim, a idéia é incompatível com o sistema eleitoral brasileiro, no qual o voto é personalizado, ou seja, as pessoas votam sobretudo em razão do perfil individual do candidato.
"Cada um faz a sua campanha. Seria necessário definir critérios para divisão entre candidatos nacionais e estaduais. O deputado que concorresse à reeleição teria direito a mais recurso que o que disputasse o primeiro mandato? Dentro do modelo do voto nominal, é absolutamente incompatível."
O ministro afirmou ainda que está em estudo a substituição do título de eleitor por um cartão magnético que agregue outros documentos, como o de cadastro de pessoas físicas (CPF).
Jobim pretende entregar hoje ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva um relatório sobre as eleições de 2002 e um estudo sobre o perfil do eleitorado dos candidatos.


Texto Anterior: Deputados são contra proposta de João Paulo
Próximo Texto: No Ar - Nelson de Sá: Prova cabal
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.