São Paulo, sábado, 05 de abril de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Processos de fiéis contra "O Globo" repetem forma usada contra Folha

Fiéis da Universal refutam reportagem sobre tentativa de "intimidação" da mídia

DA SUCURSAL DO RIO

Quatro fiéis da Igreja Universal entraram com ações na Justiça, por danos morais, contra o jornal ""O Globo". Alegam se sentir ofendidos pela reportagem "Igreja Universal tenta intimidar jornalistas", publicada em 14 de fevereiro, que relatava o caminho jurídico adotado pela Iurd contra a Folha e o jornal ""Extra", do Rio.
O texto informava que dezenas de fiéis e pastores da igreja entraram na Justiça contra a Folha e a jornalista Elvira Lobato, autora da reportagem ""Universal chega aos 30 anos com império empresarial", publicada em 15 de dezembro de 2007, sobre o patrimônio da Iurd. Os pedidos de indenização, com muitos parágrafos idênticos, são apresentados em juizados especiais em vários Estados, dificultando a defesa.
Nas ações movidas contra o ""O Globo", distribuídas nos dias 3, 7 e 12 de março, os fiéis são representados pelo mesmo escritório de advocacia. Eles reivindicam indenização porque a reportagem teria ""denegrido a imagem e a honra, discriminando a Igreja Universal".
O diretor de Redação de ""O Globo", Rodolfo Fernandes, disse que ""os processos contra o jornal seguem a mesma lógica dos que a Igreja Universal move contra a Folha e o "Extra"". ""Não se dão ao trabalho nem de mudar os textos", afirmou.
Procurado pela Folha, o advogado Ricardo Coutinho Guedes, que representa os quatro autores, não foi localizado.


Texto Anterior: Entrevista: "Avançamos muito", avalia presidente
Próximo Texto: Juíza no Ceará extingue ação contra Folha
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.