São Paulo, sexta-feira, 05 de maio de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Vereadores do PL tentam derrubar líder

da Reportagem Local

Uma manobra de vereadores do PL (Partido Liberal) pode provocar a troca do líder do partido na Câmara. A troca foi arquitetada após uma disputa na bancada pela vaga na comissão que vai analisar o novo pedido de impeachment contra o prefeito Celso Pitta.
A comissão será integrada por sete vereadores e deverá ser efetivamente criada na próxima terça para investigar denúncia em que Pitta é acusado de cometer infração político-administrativa por não pagar dívida da prefeitura.
A disputa pela vaga que o PL tem envolve vereadores pró e contra Pitta. Ontem, o então líder Mohamad Mourad (PL), que vem se posicionando contra Pitta, chegou a indicar, na sessão da Câmara, seu nome para a comissão.
Antes da indicação feita por Mourad, quatro dos seis parlamentares do partido apresentaram à presidência da Câmara o nome de Archibaldo Zancra, que apóia Pitta, para a vaga.
Como a indicação deve ser feita pelos líderes, a primeira tentativa de manobra dos quatro vereadores contra Mourad foi frustrada.
Após a sessão, os quatro vereadores -Zancra, Luiz Paschoal, José Viviani Ferraz e Maria Helena Fontes (que está suspensa do partido)- elaboraram um documento em que davam seus votos para tirar o cargo de líder de Mourad e nomear Zancra. O documento foi encaminhado ontem à presidência da Câmara.
Zancra já deu entrevistas como líder e disse que deverá indicar um novo nome do PL para a comissão. Mourad diz que recorrerá ao partido para voltar ao cargo.
Os vereadores que integram a comissão que já analisa denúncias contra o prefeito terão até a próxima terça para analisar os argumentos da defesa e colocar um parecer em votação.
O documento terá de propor se o processo de impeachment em que o prefeito é acusado de cometer crimes de corrupção, de improbidade administrativa e de usar o cargo para obter vantagens pessoais deve prosseguir ou ser arquivado.


Texto Anterior: Contra-ataque: Acusações são nulas, diz defesa de Pitta
Próximo Texto: Relatório do TCM contesta concorrência
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.