São Paulo, quinta-feira, 05 de dezembro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Fust também pode servir para cumprir acordo

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O PT também deverá usar os recursos do Fust (Fundo de Universalização dos Serviços de Telecomunicações) para cumprir as metas fiscais. O fundo, composto de recursos arrecadados de empresas do setor de telecomunicações, tem saldo aproximado de R$ 2 bilhões.
Em tese, esse dinheiro deveria ser usado em programas para melhorar o acesso às telecomunicações, como instalação de computadores ligados à internet em escolas públicas. O PT sempre criticou o atual governo por usar os recursos do Fust para fazer superávit.
Ontem, o deputado Jorge Bittar (PT-RJ) disse que o novo governo só terá como usar as verbas do Fust para os programas a que originalmente se destinam se conseguir outras fontes de recursos para cumprir as metas fiscais. Como exemplo de obtenção de verbas que poderiam liberar os recursos do Fust, Bittar citou a possibilidade de uma maior receita decorrente do aumento das exportações brasileiras.
De acordo com o deputado do PT, o novo governo irá usar somente os R$ 120 milhões do fundo que já estavam no Orçamento. O restante dos recursos ficaria em um "colchão de liquidez" do Tesouro Nacional, como forma de indicar ao mercado que o governo pode honrar seus compromissos.


Texto Anterior: Orçamento: Dinheiro do FAT é usado para meta do FMI
Próximo Texto: Governadores do PT pedem verbas
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.