São Paulo, terça-feira, 06 de janeiro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

DANÇA DOS MINISTROS

Há três estações em nome de Eunício Oliveira (PMDB)

Cotado para Comunicações é dono de emissoras de rádio

LAURA MATTOS
DA REPORTAGEM LOCAL

Principal cotado para assumir o Ministério das Comunicações na reforma do governo, o deputado Eunício Oliveira (PMDB-CE) é ligado a um ramo da pasta: há pelo menos três emissoras de rádio registradas em seu nome, duas no Ceará e uma em Goiás.
Existem ainda uma quarta, de propriedade de um sobrinho, e uma quinta, da qual o parlamentar é dono, segundo sua própria assessoria, apesar de seu nome não constar do quadro societário registrado no ministério.
Entre outras funções, a pasta das Comunicações, junto ao Congresso, é responsável por liberar e renovar concessões de rádio e definir as políticas para o setor.
Não há, no entanto, impedimento legal à sua nomeação para o ministério.
A Tempo FM, de Juazeiro do Norte (CE), está nas mãos de Oliveira desde 90. Nessa empresa, tem como sócia sua mulher, Mônica Paes de Andrade Lopes de Oliveira -filha do embaixador do Brasil em Portugal, Antônio Paes de Andrade. Ela também é sócia do marido na Serrinha FM, de Corumbá de Goiás (GO).
Apesar de não estar registrada no nome do deputado, a Sertões AM, de Mombaça (CE), também é de sua propriedade.
Única rádio da cidade, a emissora é também transmitida a outros dez municípios da região.
A Sertões está em nome de quatro pessoas, as quais o diretor artístico, Carlos Audi, entrevistado pela Folha, disse não conhecer.
Ainda no Ceará, há também uma AM em Crateús, a Príncipe Imperial AM, ligada à sua família. Alguns funcionários das rádios de Oliveira ouvidos pela Folha, que não se identificaram, afirmaram que essa estação, captada em 22 cidades, é do deputado.
O diretor comercial, Francisco Vieira, disse que um dos donos é Ricardo Augusto, sobrinho do político. Nem seu nome nem o de Oliveira constam da relação de sócios registrada no ministério, que traz outros quatro nomes.
"Na realidade, o contrato social está no nome desses senhores porque ainda existem algumas pendências de pagamento. Por isso, essa passagem de documento está em aberto", disse Vieira.
Há cerca de um ano, Oliveira vendeu uma de suas rádios, a Asa Branca AM, transmitida a Boa Viagem (CE) e a outros 60 municípios. Apesar disso, a estação continua registrada em seu nome no Ministério das Comunicações.

Atuação
A possível vaga de ministro não seria a primeira atuação política de Oliveira ligada a suas atividades empresariais. Segundo o site da Câmara dos Deputados, ele também participou, como suplente, da comissão especial da PEC (proposta de emenda constitucional) que liberou a entrada de capital estrangeiro em empresas de mídia. Foi ainda membro da comissão de comunicação da Câmara, em seu mandato anterior.


Texto Anterior: Racha no PMDB dificulta apoio total
Próximo Texto: Outro lado: Rádio não é seu principal negócio, afirma assessor
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.