São Paulo, sexta-feira, 06 de setembro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Líder dos sem-terra já ficou detido neste ano

DA AGÊNCIA FOLHA

A prisão de ontem é a segunda de José Rainha Jr. neste ano. No primeiro episódio, ele passou 23 dias preso na Cadeia Pública de Presidente Venceslau (SP). Foi posto em liberdade no dia 18 de maio, após pagamento de fiança.
O líder dos sem-terra era acusado de porte ilegal de arma. Numa blitz da Polícia Militar em Euclides da Cunha (SP), foi encontrada uma escopeta de cano curto no carro em que viajava Rainha.
Uma contradição marcou o caso. No termo de ocorrência da PM, foi registrado que o motorista e proprietário do carro, José Luiz Silva Santos, era o dono da arma, segundo disse ele próprio aos policiais. Ao chegar à delegacia, porém, Santos depôs contra o líder dos sem-terra -afirmou que a escopeta era de Rainha.
A prisão ocorreu em meio a um clima de crescente tensão no Pontal. Em janeiro, Rainha foi atingido por um tiro nas costas quando deixava fazenda invadida dias antes por cerca de 200 famílias.
Em abril, dias antes de sua prisão, ele anunciou uma série de invasões para pressionar o governo a acelerar o processo de reforma agrária em São Paulo.
Na mesma ocasião, disse que alertara o governador Geraldo Alckmin (PSDB) para uma "escalada da violência no Pontal".
A prisão atual é baseada em acusação de formação de quadrilha, por ações patrocinadas pelo MST ao longo de 2000 na região.
Além de Rainha, Valmir Rodrigues Chaves, Zelitro Luz da Silva, Márcio Barreto e Sérgio Pantaleão também tiveram a prisão preventiva decretada pela Justiça.
A defesa do MST entrou com um pedido de liminar em habeas corpus no STJ para tentar impedir as prisões. O ministro Felix Fischer, relator do caso, recusou a concessão da liminar, em decisão tomada em 6 de junho e publicada no "Diário da Justiça" no dia 14 do mesmo mês.
Falta agora o julgamento do mérito do pedido. Segundo informação que constava do site do STJ até o início da noite ontem, o Ministério Público Federal havia pedido vistas do processo.


Texto Anterior: Campo Minado: Foragido desde maio, José Rainha é preso no Pontal
Próximo Texto: RS: Aliado de Britto sofre investigação
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.