UOL

São Paulo, sábado, 06 de setembro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Partidos disputam a vaga de relator

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

A proposta de reforma tributária nem foi votada definitivamente na Câmara dos Deputados e já causa divergências políticas no Senado. Nos bastidores, está avançada a disputa entre oposição e governo pelo cargo de relator da emenda, para o qual há pelo menos três cotados: um do PFL, um do PMDB e um do PTB.
O líder do PFL, José Agripino (RN), avisou o presidente da CCJ (Comissão de Constituição e Justiça), Edison Lobão (PFL-MA), a quem cabe fazer a designação, que o partido não abre mão de indicar o relator. O candidato anunciado pelo PFL é o senador Rodolpho Tourinho (PFL-BA), ligado ao senador Antonio Carlos Magalhães (PFL-BA) e ex-ministro de Minas e Energia no governo FHC.
Sabendo da reivindicação do PFL, o líder do governo, Aloizio Mercadante (PT-SP), deixou claro que não aceita que o PFL indique o relator: ""É muito importante que o relator seja da base governista. No governo passado, a oposição nunca reivindicou a relatoria de reforma constitucional".
Entre os senadores do bloco governista (PT, PSB, PTB e PL), o nome cotado para a função é o do ex-presidente da CNI (Confederação Nacional da Indústria), Fernando Bezerra (PTB-RN).
Correndo por fora, com a simpatia do presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), está Romero Jucá (PMDB-RR), que só será o escolhido caso o PMDB fique com a vaga ao final da disputa.
A seu favor, o PFL argumenta que Lobão é presidente da CCJ por indicação do partido e pode escolher quem quiser. Além disso, os pefelistas têm a segunda maior bancada do Senado (18), atrás do PMDB (22). Ligado a Sarney, Lobão está sendo pressionado por todos os lados e tem se negado a falar sobre o assunto.
(RAQUEL ULHÔA)


Texto Anterior: Reforma ministerial: PMDB já cota nomes para pastas
Próximo Texto: Forças armadas: Ministro da Defesa afirma que seu orçamento "não dá"
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.