São Paulo, sábado, 06 de setembro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

A zona oeste vive um boom imobiliário, mas possui 82 favelas. O que fazer?

Marta Suplicy (PT)
Programa Bairro Legal, para regularização fundiária e urbanização de favelas. Reabilitação de moradias coletivas, dando condições de vida aos moradores. Retomada dos mutirões. Subsídio para compra de lote ou imóvel e incentivo a outras formas de financiamento.

Geraldo Alckmin (PSDB)
Vamos urbanizar as favelas e implantar infra-estrutura, com creches, UBSs, bibliotecas, áreas para lazer. Teremos centros de apoio à capacitação de mão-de-obra. Faremos a regularização fundiária, aumentaremos a segurança e implantaremos iluminação eficiente.

Gilberto Kassab (DEM)
Estamos realizando o maior programa de urbanização de favelas da América Latina. Na região, há trabalhos nas favelas Paraisópolis e Nova Jaguaré, com 21,5 mil pessoas beneficiadas. Depois de abrir ruas e instalar equipamentos públicos, é feita a titulação da posse.

Paulo Maluf (PP)
Para acabar com favelas, a melhor solução é Projeto Cingapura -fixando os favelados no lugar em que eles estão, possibilitando que a vida deles mude para muito melhor, sem afastá-los de seus hábitos, de seus amigos, dos professores dos filhos, da vida que eles têm.

Soninha (PPS)
É preciso analisar projetos imobiliários com mais critério, aplicando o Plano Diretor e estudos de impacto de vizinhança. Quando for o caso de remoção de favela, deve ser feita de modo que as pessoas melhorem a sua condição. Nos outros casos, é preciso reurbanizar.

Ivan Valente (PSOL)
A política habitacional tem sido tratada de acordo com os interesses da especulação imobiliária. Queremos inverter essa lógica, aplicando mecanismos de regulação urbana, como o IPTU progressivo, e aplicar 5% do Orçamento em políticas habitacionais.


Texto Anterior: Como reduzir as disparidades de desempenho entre as escolas públicas e
Próximo Texto: Como resolver o trânsito e o barulho em bairros como Itaim Bibi e Pinheiros?
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.