São Paulo, sexta-feira, 06 de dezembro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Imposto Único pode ser votado na próxima semana

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

A proposta de emenda constitucional que cria o Imposto Único Federal (IUF) deverá ser votada na próxima semana na comissão especial que trata do tema. Ontem, o relator da proposta, deputado Carlos Eduardo Cadoca (PMDB-PE), apresentou à comissão parecer favorável à matéria.
O autor da proposta de emenda, deputado Marcos Cintra (PFL-SP), diz estar otimista com relação à aprovação do parecer na próxima semana.
"Com a aprovação na comissão, o Imposto Único ficará pronto para ir a plenário e estará na mesma situação que as demais propostas de reforma tributária em tramitação no Congresso", comentou Cintra.
Na avaliação do deputado, isso permitirá que o novo imposto se torne mais uma opção para o novo governo na definição do modelo tributário. A proposta do Imposto Único já foi aprovada, por unanimidade, na Comissão de Constituição e Justiça da Câmara.
Cintra enfatiza que o atual sistema de tributação faz com que os impostos federais representem de 10% a 35% do preço final dos produtos produzidos no Brasil. Com a adoção do IUF, a estimativa do deputado é que essa margem seja reduzida para 10% a 15%.
"Haverá redução de impostos na composição dos preços, mas como isso acabará com elisão, sonegação e informalidade, a arrecadação não será comprometida", acrescenta o deputado.
Segundo ele, a forma de cobrança do IUF também possibilitará redução nos gastos dos governos federal, estadual e municipal com o sistema tributário. "Teremos uma brutal redução de custos, permitindo um maior ajuste fiscal", concluiu o deputado.


Texto Anterior: Tributos: Com ironia, relator acata sugestões do PT
Próximo Texto: Congresso: "Mordaça" beira agressão, diz Marco Aurélio
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.