São Paulo, sexta-feira, 07 de maio de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

JUDICIÁRIO

Corrêa participa de sua última sessão no STF

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), ministro Maurício Corrêa, participou ontem da sua última sessão plenária. Neste domingo, ele completará 70 anos e se aposentará compulsoriamente em razão da idade.
A partir de segunda-feira, a presidência do STF será ocupada por Nelson Jobim. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva deverá indicar o paulista Eros Roberto Grau para a vaga aberta com a saída de Corrêa. Essa será a quarta indicação de Lula para o tribunal. Até o fim do mandato, em 2006, fará mais uma nomeação, para a vaga de Carlos Velloso.
Nos 11 meses em que atuou como presidente do STF, Corrêa fez muitas críticas ao governo Lula. Nesta semana, ele cobrou a instalação das comissões parlamentares de inquérito dos casos Waldomiro Diniz e Santo André, dizendo que elas não foram criadas porque não eram convenientes ao governo.
Mineiro de São João do Manhuaçu, Corrêa foi senador pelo PDT do Distrito Federal e ministro da Justiça no governo do ex-presidente Itamar Franco (1992-1994). Itamar o nomeou ministro do STF em outubro de 1994.
Nelson Jobim, ex-deputado federal pelo PMDB do Rio Grande do Sul e ex-ministro da Justiça no governo FHC, deu sinais de que adotará outro estilo de trabalho na presidência do STF, sem confrontos com o Palácio do Planalto. Recentemente ele negociou pessoalmente pontos polêmicos da reforma do Judiciário.


Texto Anterior: Forças armadas: Governo deve adiar de novo compra de caças
Próximo Texto: Campo minado: Duas fazendas no Pontal são desocupadas
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.