UOL

São Paulo, sábado, 07 de junho de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

SAIBA MAIS

Furtado é autor de livro clássico sobre o Brasil

DA REDAÇÃO

Celso Monteiro Furtado, 82, é um dos mais renomados economistas do país. Escreveu o clássico "Formação Econômica do Brasil", publicado em 1959. Nesse mesmo ano idealizou a criação da Sudene, da qual foi seu primeiro superintendente.
Foi ministro do Planejamento (1962-1964) no governo de João Goulart, tendo elaborado o chamado Plano Trienal. Cassado pelo movimento militar de 1964, assumiu, em 1965, a cátedra de professor de Desenvolvimento Econômico da Universidade de Paris, por decreto de Charles de Gaulle.
Em janeiro de 1985, foi convidado por Tancredo Neves para participar da Comissão do Plano de Ação do Governo. Em março de 1986 foi nomeado ministro da Cultura pelo presidente José Sarney, permanecendo no cargo até julho de 1988.
Nascido em Pombal (PB), em 1920, Furtado formou-se em direito em 1944, e quatro anos depois doutorou-se em economia pela Universidade de Paris. Em 1949, transferiu-se para Santiago do Chile, onde começou a trabalhar na Cepal (Comissão Econômica para a América Latina).
Destacou-se por sua análise sobre a industrialização do Brasil, enfatizando a importância da substituição de importações resultante do desequilíbrio externo.


Texto Anterior: Juro alto só agrada a "uma meia dúzia de banqueiros", diz Ciro
Próximo Texto: Conceição diz que cansou de discutir macroeconomia
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.