São Paulo, domingo, 7 de junho de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Lei Pelé paralisa empresas do setor

da Sucursal do Rio

A Lei Pelé, aprovada em março pelo Congresso, parou a fabricação e o comércio de máquinas eletrônicas de videobingo no país.
A IGT do Brasil, que vinha produzindo máquinas de videobingo e de videoloteria na fábrica da Copag em Manaus, informou à Folha que suspendeu a produção enquanto espera uma comunicação do governo.
A IGT tem 50 funcionários em Manaus. Segundo José Ari Rodrigues Célia, gerente de vendas, os empregados estão sendo, temporariamente, aproveitados na produção de baralhos da Copag.
As máquinas de videobingo e videloterias entraram no país por uma brecha deixada pela Lei Zico, que autorizou a instalação de casas permanentes de bingos, bingos eventuais e "similares".
A Lei Pelé acabou com a figura do similar e proibiu a instalação de "qualquer tipo de máquina de jogo de azar ou de diversões eletrônicas nas salas de bingo".
A medida afetou não só a IGT, mas outros grupos estrangeiros Äcomo a Burgcom e a SodakÄ que estão explorando essas máquinas nas casas de bingo.
Três semanas depois de aprovada a lei, o deputado Dércio Knop (PDT-SC), que representa os bingos e os cassinos, apresentou projeto de lei propondo a liberação das máquinas e a diminuição da parcela da receita dos bingos destinada às entidades desportivas.
A lei fixou o percentual em 7% da receita bruta arrecadada pelos bingos. O projeto propõe que o percentual seja aplicado após deduzidas as despesas com impostos e prêmios.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.