São Paulo, segunda-feira, 07 de agosto de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

MEMÓRIA
Fernando Henrique Cardoso diz que Márcia Kubitschek "vai deixar saudade"
Filha de JK é enterrada em Brasília

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O corpo de Márcia Kubitschek, filha do presidente Juscelino Kubitschek (1956-61), foi enterrado ontem à tarde no Cemitério Campo da Esperança, em Brasília.
Márcia morreu sábado, aos 56 anos, em São Paulo, depois de permanecer internada por dois meses no Hospital Sírio Libanês, vítima de insuficiência renal e falência múltipla dos órgãos.
O presidente Fernando Henrique Cardoso esteve no velório. "Eu achei que precisava dar um abraço de despedida nela. Faço isso pensando também em Brasília, em Juscelino e em tudo que essa família fez pelo Brasil", disse ele.
Ele lembrou que Márcia Kubitschek foi constituinte, vice-governadora do Distrito Federal e, antes de ficar doente, era vice-presidente da Embratur. "Márcia vai deixar saudade. Foi sempre muito doce, muito leal e sempre trabalhou muito próxima a mim."
Filha de JK e de Sarah Kubitschek, morta em 1996, Márcia iniciou sua carreira política em 1985, quando foi nomeada chefe do escritório da Embratur em Nova York, no início do governo do então presidente José Sarney.
Em 1986, foi eleita deputada federal (PMDB-DF), com 22.746 votos, mas sua atuação na Câmara teve pouco destaque.
Nas eleições de 1989, apoiou Fernando Collor. Ela foi vice-governador do Distrito Federal (1991-95). Em 1994, não conseguiu se eleger ao Senado. Na mesma época, apoiou FHC.
Mineira, nasceu em 22 de outubro de 1943, em Belo Horizonte. Estudou Comunicação na PUC-RJ (Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro) e fez mestrado em Ciências Políticas na Universidade de Nova York.
Márcia foi casada com o bailarino norte-americano Fernando Bujones, filho de pais cubanos, com quem teve uma filha, Alejandra. Também teve duas filhas, Ana Cristina e Júlia, do seu primeiro casamento com Baldomero Barbará Neto.


Colaborou o Banco de Dados


Texto Anterior: Socorro a bancos: Procuradoria insiste em afastar Grossi
Próximo Texto: Visita: Filha de Guevara vai a encontro com petistas
Índice

Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.