São Paulo, domingo, 07 de setembro de 2008

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ELEIÇÕES 2008 / SÃO PAULO

Kassab encosta em Alckmin e acirra disputa por 2ª vaga

Estável, Marta lidera corrida em SP com 40%, indica nova pesquisa Datafolha

Maior migração de votos do tucano para o democrata ocorreu na classe média; Alckmin caiu seis pontos e o atual prefeito cresceu cinco

CATIA SEABRA
DA REPORTAGEM LOCAL

A 30 dias das eleições, o candidato do PSDB, Geraldo Alckmin, e o prefeito Gilberto Kassab (DEM) estão tecnicamente empatados na briga por uma vaga no segundo turno, revela o Datafolha. Segundo pesquisa realizada nos dias 4 e 5, a petista Marta Suplicy lidera a disputa pela Prefeitura de São Paulo com 40% das intenções de voto.
Alckmin tem 22% da preferência contra 18% de Kassab. Como a margem de erros é de três pontos percentuais para mais ou para menos, os dois estão tecnicamente empatados no segundo lugar. O ex-prefeito Paulo Maluf (PP) tem 8%.
Em comparação à pesquisa anterior, de 29 de agosto, Alckmin sofreu variação negativa de dois pontos, indo de 24% para 22%. Kassab, por sua vez, apresentou oscilação positiva de dois pontos, saindo de 16% para 18% em uma semana. Marta oscilou um ponto para cima.
Para o diretor-geral do Datafolha, Mauro Paulino, o cenário ilustra a divisão do eleitorado.
"Alckmin mantém a tendência de queda. Ele tem menos da metade dos votos obtidos no primeiro turno da eleição para a Presidência. Isso mostra como o eleitor está dividido. A outra metade está com o Kassab, que vem numa curva ascendente", disse Paulino.
O resultado, diz, também é reflexo da propaganda eleitoral, no ar desde 19 de agosto. No fim de julho, a vantagem de Alckmin sobre Kassab era de 21 pontos: 32% a 11%. Hoje, é de apenas quatro.
Ainda segundo o Datafolha, o índice de rejeição a Kassab sofreu uma queda de oito pontos desde o início do horário eleitoral, passando de 32% para 24%. A taxa de rejeição a Alckmin -que era de 18%- se mantém no mesmo patamar: 17%.
Marta, por sua vez, enfrenta 32% de rejeição -sem alteração em relação ao último levantamento-, enquanto Maluf amarga índice de 57%.

Classe média
Foi na classe média que aconteceu a maior migração de votos de Alckmin para Kassab na última semana. Do dia 29 para cá, Alckmin sofreu queda de seis pontos entre os eleitores com renda familiar mensal de cinco a dez salários mínimos: de 32% para 26%. Kassab registrou crescimento de cinco pontos nesse segmento, chegando a 24%. Marta tem 32%.
Na última semana, Kassab teve variação positiva de dois pontos entre os eleitores com renda familiar inferior a dois salários mínimos e está com 15%. Marta teve oscilação negativa de três pontos e está com 46%. Alckmin passou de 15% para 16%.
Paulino destaca a necessidade de avaliar a evolução do quadro a partir do horário eleitoral.
No fim de julho, Kassab tinha 8% da preferência entre eleitores com nível fundamental e chegou a 15%. Alckmin, que tinha 26% no fim de julho, tem 18%. Marta conta com 47%.
Também no fim de julho, Alckmin tinha 34% entre os eleitores com nível médio. Kassab, 10%. Alckmin caiu para 21%. Kassab subiu a 20%.
"Há um movimento generalizado de aproximação dos dois", comenta Paulino.

Pressão
Acirrada a disputa, cresce a pressão sobre o governador José Serra para que dê demonstrações mais enfáticas de apoio a Alckmin. Os tucanos que aderiram à campanha de Kassab -entre eles, secretários municipais e subprefeitos- também serão alvos de cobrança.
Ainda segundo o Datafolha, caiu a vantagem dos adversários sobre Kassab nas simulações do segundo turno. Se as eleições fossem hoje, Marta derrotaria Kassab por 50% a 43% num eventual segundo turno. Há duas semanas, essa diferença era de 20 pontos.
Marta e Alckmin empatariam, com 47% cada um, no segundo turno. Alckmin venceria Kassab por 52% a 34% numa improvável disputa entre os dois candidatos.
Apesar do crescimento, 85% dos eleitores de Kassab desconhecem seu número, enquanto 57% dos eleitores de Marta a associam ao 13, e 47% respondem corretamente o número de Alckmin. "Isso pode ser decisivo", diz Paulino.
Foram ouvidos pelo Datafolha 1.091 eleitores. O levantamento foi feito em parceria com a TV Globo.


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