UOL

São Paulo, domingo, 07 de dezembro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CHECK-UP

Dirceu passa por exames no Incor de SP

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O ministro-chefe da Casa Civil, José Dirceu, submeteu-se ontem em São Paulo a exames com o cardiologista Protásio Lemos da Luz, do Instituto do Coração (Incor). Com rotina estressante e pressão alta, Dirceu contraiu uma virose nesta semana.
Segundo a assessoria de Dirceu, é procedimento de rotina. O ministro foi a São Paulo e resolveu fazer exames com seu médico.
Na quinta-feira, numa palestra a funcionários públicos, Dirceu queixou-se do cansaço: "Ando um pouco cansado e não ando lembrando direito dos artigos da nossa Constituição".
Desde janeiro, o ministro vem trabalhando, em média, 13 horas por dia. Chega ao Palácio do Planalto por volta das 9h e frequentemente tem compromissos profissionais à noite.
Dirceu também esteve sob forte pressão política neste mês, devido a um abalo, já superado, na relação com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
"Ultimamente, ando como gato escaldado, tomo cuidado com o que falo, porque o presidente já puxou minha orelha", disse o ministro na última quinta-feira.
Segundo a Folha apurou, Lula repreendeu Dirceu em razão de declarações, no mês passado, em defesa de uma integração militar na América do Sul.
O presidente também não gostou de articulações que Dirceu conduziu para acomodar o PMDB no governo. Para Lula, o ministro-chefe da Casa Civil teria se antecipado e tratado de questões da alçada presidencial.
Por conta dessa insatisfação de Lula, Dirceu afirmou que não falaria mais com a imprensa neste ano. Mas não conseguiu manter seu objetivo. Anteontem, deu entrevista coletiva. (KA)


Texto Anterior: No Planalto: Aparelhamento do Incra começa a dar frutos
Próximo Texto: Biblioteca Folha: "O Fio da Navalha" é o próximo romance
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.