UOL

São Paulo, domingo, 07 de dezembro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

BIBLIOTECA FOLHA

Livro do britânico Somerset Maugham traz a história de um jovem que decide mudar sua vida após a guerra

"O Fio da Navalha" é o próximo romance

DA REDAÇÃO

No próximo domingo, a Biblioteca Folha publica "O Fio da Navalha", do escritor britânico Somerset Maugham. O livro narra a história do jovem norte-americano Larry Darrell, que, após assistir a morte de seu melhor amigo na Primeira Guerra, retorna aos Estados Unidos decidido a abandonar a sua vida burguesa.
Ele adia o seu casamento. Parte para Paris, onde perambula por cafés. Começa a ler sobre a Índia e o Nepal, para onde acaba viajando, em busca da iluminação espiritual. O livro segue da Primeira Guerra (1914-1918) até pouco depois do crack da Bolsa de Nova York (1929). Neste período, não é apenas a vida de Darrell que muda: é uma série de valores que desmorona em todo o mundo.
Maugham nasceu em 1874, em Paris. Ficou órfão aos 10 anos e foi criado por um tio em Canterbury (Inglaterra). Fez medicina em Londres, mas abandonou esta profissão para se dedicar à literatura. Em 1908, já se tornara um famoso autor de peças teatrais.
Em 1915, lançou seu principal livro, "Servidão Humana", semi-autobiográfico. "O Fio da Navalha" foi publicado em 1944. Maugham morreu em 16 de dezembro de 1965, em Nice (França).


Texto Anterior: Check-up: Dirceu passa por exames no Incor de SP
Próximo Texto: Artigo: PT e PSDB: tudo a ver (a crítica da crítica da exceção)
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.